Rede Globo não transmitirá mais Fórmula 1.

Após perder Copa do Mundo e Libertadores, Globo fica sem a F1.
SEU DIREITO- BRASIL

REDAÇÃO - Publicado em 27/08/2020, às 17h51

Dona dos direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil desde 1981, a Globo deixará de mostrar as corridas da principal categoria do automobilismo a partir do ano que vem. O contrato com a Liberty Media, empresa responsável por negociar as exibições, vence no final deste ano e não foi renovado. Nos últimos meses, a emissora rompeu acordos com entidades ligadas ao esporte e perdeu direitos de eventos como a Copa do Mundo 2022 e a Libertadores 2020.

Segundo a revista Meio & Mensagem, a Globo já avisou aos patrocinadores da Fórmula 1 que a próxima temporada não será mais transmitida pela emissora a partir do ano que vem.

Atualmente, as provas são patrocinadas por Santander, Cervejaria Petrópolis, Nivea, Renault e TIM. Cada cota de patrocínio da F1 na Globo foi negociada por R$ 98,950 milhões, segundo o valor de tabela, que costuma sofrer descontos de até 30% nas negociações. Considerando o valor cheio, em 2020, a emissora faturou R$ 494,7 milhões com a categoria.

Nos últimos meses, Globo e Liberty Media negociaram a renovação do contrato, mas não conseguiram chegar a um valor em comum. A emissora não aceitou pagar o valor pedido pela empresa norte-americana, fez outras propostas, mas não houve acordo.

Assim como acontece com a Copa do Mundo e a Libertadores, os direitos da Fórmula 1 são negociados em dólar, moeda que teve forte valorização frente ao real no decorrer do ano. Desde o início da pandemia, com cortes nas verbas publicitárias e queda de receitas, a Globo passou a renegociar direitos de transmissão e rescindir contratos.

A não renovação da F1 também afeta as transmissões de treinos livres e reprises da Fórmula 1 no SporTV, do Grupo Globo. As provas da atual temporada continuam sendo exibidas normalmente pela emissora e pelo canal fechado. No domingo (30), às 10h10 (horário de Brasília), acontece o GP da Bélgica, com exibição da emissora para todo o Brasil.

Um dos candidatos para a compra dos direitos da Fórmula 1 em 2021 é a Rio Motorsports, que venceu a licitação para construir o novo autódromo do Rio de Janeiro. A empresa adquiriu os direitos de transmissão da MotoGP, em março, e repassou aos canais Fox Sports. Até o ano passado, a MotoGP era exibida pelo SporTV.

Postar um comentário

Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.