Ligar um aparelho 220 em 110 queima? E 110 numa 220 ?

Bbaterias
A tensão elétrica dos aparelhos é uma questão que gera muitas dúvidas e problemas aos usuários. Pois, na maioria das vezes, percebemos a importância de saber sobre o assunto diante de alguma situação de emergência, em que a decisão errada pode danificar o equipamento.
Nesse post, explicamos o que pode acontecer com o seu aparelho caso ele seja ligado em um tomada de tensão elétrica diferente e para que servem os transformadores.
O que acontece se eu ligar um aparelho 110V em tomadas 220V?
Ao ligar um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele receberá o dobro da tensão elétrica que necessita, e como consequência irá queimar. Portanto, para que não ocorra nenhum dano, não ligue um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
Caso você tenha um aparelho 110V e precise utilizar o aparelho em uma instalação de 220V, o mais indicado é a utilização de um transformador para fazer a ligação.
Os transformadores de qualidade não causam qualquer tipo de desgaste ao aparelho, além de consumirem quantidade menor de energia para seu funcionamento.
E se eu ligar um aparelho de 220V em tomadas 110V?
Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.
Aparelhos Bivolt
Os aparelhos podem apresentar ainda ambas as tensões elétricas (110V e 220V). Nesse caso, há dois tipos de situação: aparelhos com uma chave que pode ser posicionada conforme a tensão do local e outros em que o ajuste é automático.
Para saber que tipo de configuração o aparelho possui, o usuário deve consultar o manual antes de utilizá-lo.
Esperamos ter esclarecido as principais dúvidas dos usuários sobre o assunto e a partir de agora, não esqueça de prestar atenção na tensão(voltagem) do seu aparelho, para evitar dor de cabeça.