Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Serviço do Google permite que usuários realizem tour em Marte

revistagalileu.globo.com

Os projetos para a colonização de Marte ainda não se concretizaram, mas já é possível realizar uma visita interativa ao Planeta Vermelho: o serviço Google Mars, desenvolvido pela gigante de tecnologia, permite ao usuário explorar diferentes regiões com mapas interativos.
Com navegação semelhante ao do Google Maps, o projeto fornece detalhes das particularidades geográficas marcianas. É possível percorrer a superfície do planeta utilizando o mouse e encontrar crateras, montanhas e dunas que compõem a paisagem local.
Para colocar o serviço no ar, o Google utilizou milhares de dados captados por satélites da NASA. O trabalho de processamento das informações contou com a parceria da instituição de ensino superior Arizona State University.
Além do Google Mars, a empresa norte-americana também desenvolveu uma exploração interativa dentro do serviço Google Earth Pro em que é possível percorrer a superfície de Marte a partir de imagens em três dimensões.

Neste gif formado por uma série de fotos registradas pela câmera da sonda Curiosity, é possível ver a nebulosidade se intensificando pela superfície de Marte. (Foto: NASA)
Apesar de ter quase metade do tamanho da Terra, Marte é um planeta desértico e possui praticamente a mesma quantidade de superfície terrestre, já que cerca de dois terços do nosso planeta é coberto por água. O diâmetro de Marte mede 6792 quilômetros e é duas vezes maior que a nossa Lua — a Terra, por sua vez, é duas vezes maior do que o planeta.
Nesta ano, o Planeta Vermelha enfrentou uma grande tempestade de areia que prejudicou o funcionamento da sonda Opportunity. Apesar de serem comuns, as tempestades de poeira de Marte geralmente acontecem em regiões contidas. No entanto, a tempestade ocorrida em junho não seguiu o mesmo padrão: se o fenômeno natural estivesse ocorrendo na Terra, ele cobriria uma área que vai América do Norte à Rússia.
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO