Serviço do Google permite que usuários realizem tour em Marte

SEU DIREITO- BRASIL
revistagalileu.globo.com

Os projetos para a colonização de Marte ainda não se concretizaram, mas já é possível realizar uma visita interativa ao Planeta Vermelho: o serviço Google Mars, desenvolvido pela gigante de tecnologia, permite ao usuário explorar diferentes regiões com mapas interativos.
Com navegação semelhante ao do Google Maps, o projeto fornece detalhes das particularidades geográficas marcianas. É possível percorrer a superfície do planeta utilizando o mouse e encontrar crateras, montanhas e dunas que compõem a paisagem local.
Para colocar o serviço no ar, o Google utilizou milhares de dados captados por satélites da NASA. O trabalho de processamento das informações contou com a parceria da instituição de ensino superior Arizona State University.
Além do Google Mars, a empresa norte-americana também desenvolveu uma exploração interativa dentro do serviço Google Earth Pro em que é possível percorrer a superfície de Marte a partir de imagens em três dimensões.

Neste gif formado por uma série de fotos registradas pela câmera da sonda Curiosity, é possível ver a nebulosidade se intensificando pela superfície de Marte. (Foto: NASA)
Apesar de ter quase metade do tamanho da Terra, Marte é um planeta desértico e possui praticamente a mesma quantidade de superfície terrestre, já que cerca de dois terços do nosso planeta é coberto por água. O diâmetro de Marte mede 6792 quilômetros e é duas vezes maior que a nossa Lua — a Terra, por sua vez, é duas vezes maior do que o planeta.
Nesta ano, o Planeta Vermelha enfrentou uma grande tempestade de areia que prejudicou o funcionamento da sonda Opportunity. Apesar de serem comuns, as tempestades de poeira de Marte geralmente acontecem em regiões contidas. No entanto, a tempestade ocorrida em junho não seguiu o mesmo padrão: se o fenômeno natural estivesse ocorrendo na Terra, ele cobriria uma área que vai América do Norte à Rússia.
Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.