Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Telefunken quer voltar ao Brasil e já negocia licença da marca

TecMundo · 
Nilton Kleina · Stembro 5, 2018
A empresa alemã Telefunken, que teve muito destaque no Brasil entre as décadas de 1940 a 1980, pode voltar ao país. A confirmação é de Georg Egger, diretor de negócios da companhia que cuida dos licenciamentos do nome na América do Sul.
Segundo o executivo, que conversou com exclusividade com o TecMundo durante a IFA 2018, a empresa está disposita a retornar ao mercado nacional e, para isso, já começou a sondar o interesse de fabricantes do país. "Ainda há uma alta consciência da marca no Brasil. Durante nossa visita em São Paulo, hove uma ressonância muito positiva em relação à marca e ficamos bem felizes com isso. Estamos ansiosos para voltar ao Brasil", afirma Egger.
Por enquanto, os nomes das possíveis parceiras envolvidas não podem ser divulgados e as negociações ainda estão em fases iniciais. As reuniões envolvem várias etapas, que incluem a escolha do catálogo e também a aprovação da matriz — ou seja, as chances existem, mas a volta pode não acontecer.

O retorno

A volta da marca ao Brasil seria bem diferente da primeira aventura da Telefunken no Brasil, quando a marca oficialmente possuía fábricas no país e vendia produtos próprios, como televisores, rádios e aparelhos de som.
Ela foi oficialmente encerrada em 1996 na Alemanha e retornou apenas em 2009 como uma empresa de licenciamentos. De forma resumida, ela "vende" a identidade para que outras fabricantes lancem produtos sob o selo Telefunken , com a necessidade de seguir um padrão de qualidade e também mantendo a clássica identidade visual e logo. Os produtos não necessariamente precisam ser os que a empresa vendia tradicionalmente no país.
Nos Estados Unidos, a empresa que licencia a Telefunken lança fones de ouvido e microfones de alto padrão.

Um estudo de consciência de marca (brand awareness, no termo original em inglês) realizado pela Telefunken detectou que 67% dos brasileiros ainda se lembram ou reconhecem o nome da fabricante. O público com resposta positiva tende a ser mais velho, mas a marca quer também utilizar a nostalgia e a força do nome com o público jovem.
O TecMundo já contou a trajetória completa da Telefunken na série de História da Tecnologia, desde as origens alemãs até todo o histórico dela no Brasil. Confira:

Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO