Renovar CNH pode ficar mais fácil - e uma empresa está despencando na bolsa por isso

InfoMoney · 
Paula Zogbi- Agosto 2018


SÃO PAULO – Solicitar a renovação da CNH pode ficar muito mais fácil em breve. De acordo com O Globo, uma medida elaborada pelo Ministério das Cidades pretende eliminar a necessidade de o titular comparecer ao Detran para emitir o documento renovado a cada 5 anos.
Desde a primeira aparição de notícias sobre esta MP, as ações da Valid (VLID3) vêm caindo na bolsa. A empresa, que emite CNHs em 14 estados, representa cerca 80% de todo mercado nacional para o documento e possui entre 60% e 70% de seu Ebitda atrelado ao negócio de documentos. 
O único dia em que a VLID3 não sofreu queda desde então foi a quarta-feira desta semana (22), quando subiu 4,31%. Na quinta (23), houve a queda mais expressiva: 5,5%. No total, a ação caiu 13% desde a notícia.
De acordo com o Radar, da Veja, ontem foi o dia em que executivos da empresa “bateram à porta de Michel Temer” para tentar impedir que a MP seja aprovada.
Em comentário nesta sexta-feira (24), o BTG Pactual disse acreditar improvável que haja mudanças no curto prazo por alguns motivos.Primeiramente, “é um negócio altamente lucrativo para os estados e, como a maioria está em péssima situação financeira, não podem perder esse tipo de receita”, escreveram os analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira. 
O outro motivo é segurança. “A capacidade dos motoristas de continuar dirigindo deve ser testada de tempos em tempos e mesmo um processo simplificado exigiria alguém que o administre”, opinou.
Graças a essa crença, o banco vê a ação como oportunidade de compra neste momento. "A Valid parece barata no preço atual, e o sell off de hoje pode ser uma boa oportunidade para aumentar posição".