Anualmente, a Forbes apresenta um ranking com os 15 melhores bancos digitais e instituições financeiras em atividade no Brasil. De acordo com o ranking, alguns dos aspectos que são levados em consideração para definir as respectivas posições das são: satisfação dos clientes, confiabilidade, digitalização, atendimento e assessoria financeira.
Abaixo, você pode conferir a lista completa e alguns detalhes sobre cada um dos bancos que a compõem o ranking da Forbes em 2022.
1. Nubank
Nesta posição pelo quarto ano consecutivo, o Nubank foi fundado em 2013 pelos CEOs David Vélez e Cristina Junqueira, que dividem suas operações no Brasil e em outros territórios globais. A sede do banco digital está localizada no bairro Pinheiros, em São Paulo. O “roxinho”, como também é chamado o cartão pessoal da instituição, se tornou bastante popular entre os consumidores com o passar dos anos, justamente por todos os seus benefícios digitais.
2. Banco Inter
Na sequência, um outro banco digital que mantém sua posição no ranking com relação ao ano anterior. O Inter foi fundado em 1994, quando era chamado de Banco Intermedium. João Vitor Menin é o seu atual presidente, atuando na sede de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
3. C6 Bank
Em terceiro lugar no ranking, há o C6 Bank, que foi fundado há quatro anos. Seu presidente, Marcelo Kalim, atua em São Paulo, com o slogan “É da sua vida”. Assim como os bancos digitais anteriores, a instituição não possui agências físicas e seu atendimento ocorre de forma totalmente online.
4. Sicredi
Esse é o primeiro banco mais antigo da lista que aparece em uma posição alta. O Sicredi foi fundado em 1902 e tem sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seu CEO é João Tavares, que, ao que tudo indica, conseguiu trabalhar em melhorias no último ano para subir três posições no ranking da Forbes.
5. PagBank
O Top 5 se fecha com o PagBank, que atua diretamente com a carteira digital do PagSeguro, ambos pertencentes ao grupo UOL. A fundação ocorreu em 2006, também sendo sediado na capital paulista. Em 2021, a instituição estava uma posição à frente e, portanto, caiu no ranking atual.
6. Neon
Outro banco que também caiu uma posição foi o Neon. Fundado em 2016, seu presidente atual é Pedro Conrade, que atua na sede em São Paulo, embora tenha nascido anteriormente em Belo Horizonte (MG). Os cartões da fintech são emitidos com a bandeira Visa em parceria direta com o Banco Votorantim — que não faz parte deste ranking.
7. Next
Trazendo o slogan: "O banco digital que faz acontecer", o Next foi fundado em 2017 como um complemento ao Bradesco, que também estava disposto a entrar no mercado de fintechs. Com sede em São Paulo, seu CEO é Renato Ejnisman. A instituição aparecia na sexta posição do ranking em 2021.
8. Itaú
10. Santander
Nossas Redes Sociais