Em julho do ano passado a plataforma chinesa havia implementado o primeiro aumento na duranção dos vídeos, passando o tempo máximo de um para três minutos. “Estamos sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à nossa comunidade e enriquecer a experiência do TikTok”, disse um porta-voz do TikTok ao portal The Verge.
“No ano passado, introduzimos vídeos mais longos, dando à nossa comunidade mais tempo para criar e se divertir no TikTok. Hoje, estamos empolgados em começar a lançar a capacidade de enviar vídeos de até 10 minutos, o que esperamos liberar ainda mais possibilidades criativas para nossos criadores em todo o mundo.”
O TikTok está agindo na contramão de suas principais concorrentes, YouTube e Instagram. Enquanto as plataformas do Google e da Meta trabalham em seus formatos mais curtos, como Shorts e Reels, o gigante chinês segue aumentando o tempo máximo de seus conteúdos.
Alguns usuários já foram avisados sobre a mudança no próprio aplicativo.
A nova iniciativa deixa a disputa ainda mais acirrada com o YouTube, mas alguns pontos precisam ser esclarecidos. O consultor e analista de mídia social Matt Navarra, um dos primeiros a notar a modificação, apontou que ainda falta descobrir como se dará a apresentação dos conteúdos mais longos.
Navarra, em entrevista ao The Verge, afirmou que seria bom o TikTok promover um campo específico para os vídeos longos, já que sua apresentação vertical tende a não ser tão proveitosa. Apesar disso, o analista apontou que a iniciativa prende os usuários por mais tempo no aplicativo e facilita a monetização de vídeos.
Nossas Redes Sociais