A pesquisa para descobrir a melhor operadora de celular reuniu mais de 92 mil entrevistas e envolveu tópicos como os canais de atendimento de cada prestadora, atendimento telefônico, oferta e contratação de planos, o funcionamento dos serviços, a cobrança e recarga, reparo, instalação e capacidade de solução de problemas.
Melhor operadora de celular: como a pesquisa foi feita
Os dados da pesquisa de melhor operadora de celular foram coletados entre os dias 15 de julho e 24 de novembro, e envolveram mais de 92 mil entrevistas nos 27 estados do Brasil. Ao todo, foram contabilizadas 14 prestadoras de serviços, sendo elas:
- 11 de banda larga fixa
- 7 de telefonia fixa
- 6 de telefonia móvel pós-paga
- 7 de telefonia móvel pré-paga
- 5 de TV por assinatura
A Kantar TNS foi a empresa contratada para realizar a pesquisa de melhor operadora de celular e consolidar os dados. A metodologia, questionários, planos amostrais, definição de consumidores a serem entrevistados e análise, validação e divulgação dos dados ficou a cargo da própria Anatel.
Melhor operadora de celular: destaques do relatório final
Os serviços pós-pagos foram os melhores avaliados no quesito Satisfação Geral pelo quarto ano consecutivo, seguido no plano pré-pago. A telefonia fixa melhorou sua nota e ocupa o terceiro lugar, ultrapassando a TV e banda larga.
A TV por assinatura manteve sua nota, enquanto os serviços de Banda Larga Fixa tiveram uma redução significativa na nota de Satisfação Geral, quando comparado com 2019. A TV por Assinatura e Telefonia Móvel pós-paga possuem as melhores avaliações na maioria dos indicadores.
A taxa de uso da internet como canal de comunicação entre cliente e operadora, também aumentou significativamente, assim como o uso do atendimento telefônico. No entanto, a capacidade de resolução dos problemas por esse meio continua tendo as piores avaliações, sendo que os usuários que usam esse canal tendem a dar notas menores em todos os indicadores.
Dentre os motivos que fazem com que os consumidores entrem em contato com as operadoras, os problemas relacionados à cobrança, funcionamento, cancelamento e reparo são os que mais causam impacto negativo nos indicadores.
Essa pesquisa também constatou que as prestadoras que possuem menor abrangência dos seus serviços, tendem a apresentar notas maiores na satisfação geral.
Avaliando de forma geral, os serviços de celular pré-pago e telefonia fica tiveram aumentos da satisfação dos consumidores em quase todos os pontos. Por outro lado, a banda larga fixa teve mais insatisfação do que a última pesquisa em praticamente todos os quesitos pesquisados.
Melhor operadora de celular
A melhor operadora de Banda Larga Fixa foi a Unifique, com nota 7,76 de satisfação. Em seguida temos a Brisanet, com 7,73, e a Algar, com 7,13. A Hughes ficou com a pior nota: 4,86.
A melhor operadora de celular pós-pago foi a Claro, com nota 7,75. Apesar de essa nota ter caído desde a última pesquisa, a empresa continuou mantendo a liderança, seguida da Vivo (7,62), Tim e Algar (ambas com 7,50). A pior operadora de celular neste quesito é a Oi, com nota 6,87.
Celulares baratos da Motorola para comprar em 20022
A melhor operadora de celular pré-pago é a Algar, que novamente conquistou o topo com nota 7,79, uma crescente comparada à última pesquisa. Em seguida temos a claro com nota 7,66 e a Nextel com 7,60. Novamente a Oi saiu como a pior operadora, com a nota 7,29.
A melhor operadora de telefonia fixa foi a Unifique, com nota 8,56. A empresa teve uma boa disparidade considerando a segunda maior nota (Sercomtel com 7,82). Novamente a Oi aparece com muita insatisfação dos clientes e ficou com a pior nota, 7,10.
Por último, temos a TV por assinatura, e a Claro novamente levou a melhor com nota 7,70, seguida da Vivo com nota 7,39. Essa pesquisa considerou o grupo Claro e Net para banda larga fixa e TV por assinatura, e neste ponto eles tiveram a pior nota: 6,92.
Você pode ver mais detalhes sobre a pesquisa de melhor operadora de celular feita pela Anatel aqui.
Nossas Redes Sociais