iFood vai fazer entregas com drones. Saiu autorização da ANAC

O iFood informou que as entregas com drones farão apenas parte do trajeto -
SEU DIREITO- BRASIL

O iFood informou que as entregas com drones farão apenas parte do trajeto - Foto: divulgação / iFood

A modernidade chegando! O iFood conseguiu autorização para fazer entregas com drones. Sim, os aparelhos voadores serão usados para delivery de comida.

Os drones poderão levar cargas de até 2,5 kg. E as entregas só poderão ser feitas num raio de 3 km da loja.

O iFood explica que os drones vão realizar apenas uma parte do trajeto: eles levam os pedidos até um droneport –área de pousos e decolagens de drones. De lá, são coletados por um entregador parceiro do iFood, que completa a entrega até a casa do cliente.

A intenção é entregar a comida mais rápido, sem tirar emprego dos motoboys.

A autorização

Esta foi a primeira autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para entregas comerciais com uma aeronave não tripulada para entrega de produtos.

A agência autorizou a fabricante e operadora de drones Speedbird Aero a realizar as entregas com drones no Brasil. O aparelho DLV-1 NEO também é o primeiro multirrotor a receber a autorização de projeto da ANAC.

“Esse é um marco histórico na aviação [no Brasil], mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, diz Fernando Martins, chefe de logística e inovação no iFood.

Como será a segurança

A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto.

Os drones não poderão sobrevoar pessoas, terão que manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e as condições meteorológicas.

“No processo que levou a esta aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança. A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda”, disse o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto José Honorato.

Testes já começaram

O iFood iniciou o projeto de uso de drones há dois anos, com testes de viabilidade em diferentes regiões.

O primeiro certificado foi obtido em 2020 com voos experimentais em Campinas (SP). No ano passado, foi feita uma experiência em Sergipe.

Agora, a empresa começa a planejar a expansão da tecnologia para outras cidades.

Postar um comentário

Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.