Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Google admite que recebe dados coletados de celulares Android



Seu Android coleta informações de como você interage com aplicativos e serviços, como Facebook, WhatsApp e Instagram, e as repassa ao Google. Essa informação foi publicada na quinta-feira passada (23), pelo site The Information, especializado em tecnologia, e confirmada pelo próprio Google. A empresa ainda acrescentou que outros desenvolvedores também têm acesso a esse recurso.

De acordo com o site, um programa interno do Google, chamado Android Lockbox - uma ferramenta dentro dos serviços móveis do Google, como Maps, YouTube e Gmail - dava a funcionários da empresa acesso a dados confidenciais sobre outros aplicativos em seu celular. As informações coletadas incluem a frequência com que você abre esses aplicativos e quanto tempo passa em cada um deles.


O Google usaria essas informações para monitorar aplicativos concorrentes e ajudar a empresa a melhorar seus próprios apps e serviços. Fontes ouvidas pelo The Information afirmaram que esse método foi usado no planejamento do Shorts, criado para concorrer com o TikTok.

Ainda segundo o site, o Android Lockbox tem resultados melhores quando o usuário aceita compartilhar os dados com o Google durante o processo de configuração do Android. Na hora de configurar o dispositivo, o usuário é avisado que aceitar os termos ajuda a oferecer uma experiência mais personalizada. Porém, ao concordar, acaba dando permissão à empresa para espionar seus concorrentes.





Resposta do Google

Na publicação do site The Information, o Google confirma que realmente tem acesso aos dados de aplicativos concorrentes. Porém, segundo a gigante da tecnologia, outros desenvolvedores também têm, visto que o programa Android Lockbox é público.

Além disso, o Google diz não ter acesso a informações sobre o comportamento das pessoas em outros aplicativos, e que os dados são coletados anonimamente e não são pessoalmente identificáveis. Ainda segundo a empresa, a coleta de dados é informada aos usuários, que têm total controle sobre ela.

Um porta-voz da empresa disse ao The Verge que o recurso vem sendo usado por desenvolvedores do Google e do Android desde 2014, para analisar e melhorar seus serviços. Segundo a companhia, os dados sobre uso de aplicativos são usados para alocar a energia da bateria para apps usados com frequência, para melhorar a descoberta de aplicativos na Play Store e para os recursos de Bem-Estar Digital.

Via: UOL
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO