Google admite que recebe dados coletados de celulares Android

SEU DIREITO- BRASIL


Seu Android coleta informações de como você interage com aplicativos e serviços, como Facebook, WhatsApp e Instagram, e as repassa ao Google. Essa informação foi publicada na quinta-feira passada (23), pelo site The Information, especializado em tecnologia, e confirmada pelo próprio Google. A empresa ainda acrescentou que outros desenvolvedores também têm acesso a esse recurso.

De acordo com o site, um programa interno do Google, chamado Android Lockbox - uma ferramenta dentro dos serviços móveis do Google, como Maps, YouTube e Gmail - dava a funcionários da empresa acesso a dados confidenciais sobre outros aplicativos em seu celular. As informações coletadas incluem a frequência com que você abre esses aplicativos e quanto tempo passa em cada um deles.


O Google usaria essas informações para monitorar aplicativos concorrentes e ajudar a empresa a melhorar seus próprios apps e serviços. Fontes ouvidas pelo The Information afirmaram que esse método foi usado no planejamento do Shorts, criado para concorrer com o TikTok.

Ainda segundo o site, o Android Lockbox tem resultados melhores quando o usuário aceita compartilhar os dados com o Google durante o processo de configuração do Android. Na hora de configurar o dispositivo, o usuário é avisado que aceitar os termos ajuda a oferecer uma experiência mais personalizada. Porém, ao concordar, acaba dando permissão à empresa para espionar seus concorrentes.





Resposta do Google

Na publicação do site The Information, o Google confirma que realmente tem acesso aos dados de aplicativos concorrentes. Porém, segundo a gigante da tecnologia, outros desenvolvedores também têm, visto que o programa Android Lockbox é público.

Além disso, o Google diz não ter acesso a informações sobre o comportamento das pessoas em outros aplicativos, e que os dados são coletados anonimamente e não são pessoalmente identificáveis. Ainda segundo a empresa, a coleta de dados é informada aos usuários, que têm total controle sobre ela.

Um porta-voz da empresa disse ao The Verge que o recurso vem sendo usado por desenvolvedores do Google e do Android desde 2014, para analisar e melhorar seus serviços. Segundo a companhia, os dados sobre uso de aplicativos são usados para alocar a energia da bateria para apps usados com frequência, para melhorar a descoberta de aplicativos na Play Store e para os recursos de Bem-Estar Digital.

Via: UOL

Postar um comentário

Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.