Governo permite validação digital de receitas e atestados

Por meio do site oficial, farmacêuticos e outros profissionais podem checar se uma receita, recebida por meios digitais, como WhatsApp ou e-mail, por exemplo, foi fornecida ao paciente por um médico com certificação digital.
SEU DIREITO- BRASIL
Agora é possível obter uma avaliação digital de receitas e atestados médicos. Disponibilizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a iniciativa tem como objetivo auxiliar profissionais de saúde na tarefa de verificar a autenticidade de documentos prescritos por médicos.
Por meio do site oficial, farmacêuticos e outros profissionais podem checar se uma receita, recebida por meios digitais, como WhatsApp ou e-mail, por exemplo, foi fornecida ao paciente por um médico com certificação digital.
O que o site faz é analisar a assinatura digital da receita em busca de possíveis alterações. A varredura garante que o prescritor é um médico, que está habilitado para prescrever aquele medicamento e que não houve nenhuma adulteração no conteúdo descrito.
O portal de validação de documentos é uma iniciativa do ITI, com apoio técnico do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Farmácia. Vale lembrar que, para validação do documento, ele deve ser enviado em formato PDF.
Por enquanto, o site está realizando validações de documentos assinados por médicos e farmacêuticos. Profissionais de outros setores de saúde que desejam utilizar o sistema, devem entrar em contato com o ITI para garantir a inserção do registro profissional.
Para quem se preocupa com a privacidade, o ITI garante a segurança no tratamento dos dados. Eles destacam que nenhuma informação sobre o conteúdo do documento avaliado é armazenada no sistema ou enviada para terceiros. O único processo feito pelo portal é a confirmação da veracidade de assinatura do documento.
A ideia do site completa a Lei 13.989/2020, sancionada em 15 de abril, que autoriza a prática da telemedicina em diversas áreas de saúde. No entanto, as diretrizes de padrões normativos e éticos devem ser as mesmas adotadas em atendimentos presenciais. Com isso, o envio de receitas digitais se tornou cada vez mais comum.
Via: Uol
Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.