Agora é ilegal vender curtidas e seguidores em redes sociais

SEU DIREITO- BRASIL
by Danielle Cassita (via NExperts)

Há pessoas que utilizam redes sociais com o objetivo de conseguir mais e mais seguidores. Claro que há quem aproveite a ajuda do dinheiro neste aspecto comprando seguidores para suas contas nas redes sociais, porém, essa prática tornou-se crime recentemente: Letitia James, advogada geral de Nova York, tornou ilegal a prática da venda de seguidores em um acordo com a empresa Devumi, que enfrentou maus bocados após uma reportagem do jornal The New York Times apontando que a companhia era responsável pela venda milhões de likes, retweets e seguidores falsos em redes sociais.
Todas estas contas de bot funcionavam sem verificação pelo Twitter, YouTube, LinkedIn, SoundCloud e até mesmo no Pinterest. Como se não fosse suficiente, algumas delas roubavam imagens de pessoas reais em redes sociais. O problema principal deste tipo de prática é que ela faz com que opiniões e até mesmo pessoas pareçam mais populares do que realmente são, gerando uma falsa influência online. Além disso, um engajamento falso em redes sociais pode até mesmo afetar o que os usuários decidem comprar e o que os anunciadores optam por exibir para o público.
Enquanto isso, há clientes que acreditam que estavam pagando por seguidores reais, uma vez que a empresa Devumi vendeu aproximadamente 250.000 engajamentos de redes sociais entre 2015 e 2017. Isso rendeu por volta de 15 milhões de dólares para a empresa, que encerrou suas atividades em setembro com uma queda brusca nas vendas. Agora, a Devumi não pode continuar as atividades que vinha exercendo e terá que pagar 50 mil dólares para compensar os gastos com a investigação.
Segundo um porta-voz do Twitter, as táticas utilizadas pela Devumi violam as polícias da plataforma e são inaceitáveis. A equipe está trabalhando para evitar este tipo de prática por parte de qualquer empresa. Essa foi a primeira vez em que uma agência de segurança pública considerou ilegal as práticas de venda de engajamentos falsos em redes sociais e roubo de identidades. De acordo com James, as novas medidas irão mostrar que qualquer pessoa que tente enganar ou utilizar uma identidade que não lhe pertence estará quebrando a lei.



Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.