Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

CNH Digital tem um milhão de usuários e não exige ida ao Detran

Tecnoblog
Felipe Ventura ·Janeiro 2019
CNH digital vem se tornando mais popular: a carteira de motorista está presente em mais de um milhão de celulares Android e iPhones. De acordo com a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), esse número aumentou 60% nas últimas três semanas. O motivo é simples: agora é possível emitir o documento sem ir a um Detran, facilitando o processo.
É possível obter a CNH digital de graça se você tiver uma carteira de motorista com QR Code impresso na parte interna; ela começou a ser emitida em maio de 2017. Você baixa o aplicativo Carteira Digital de Trânsito para iOS e Android, escaneia o QR Code, faz uma validação biométrica e pronto. O documento ficará disponível offline, funcionando mesmo sem acesso à internet.
Mais de 60 milhões de pessoas têm carteira de habilitação no Brasil. Desse total, 26 milhões possuem a versão mais recente com QR Code. Se você ainda estiver com o modelo antigo, precisa ir até o Detran para emitir a segunda via — o preço varia dependendo do estado.
São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás têm o maior número de CNHs digitais. Foram emitidos 223 mil, 76 mil e 70 mil documentos eletrônicos nesses estados, respectivamente.
A CNH digital pode ser usada como documento de identidade em órgãos públicos e no embarque de voos domésticos da Latam, Gol, Azul, Avianca e Passaredo. Além disso, ela pode ser exportada em PDF a partir do aplicativo; o arquivo terá o mesmo valor de uma cópia autenticada em cartório.
O app Carteira Digital de Trânsito inclui também o CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital). Trata-se da versão eletrônica do documento de licenciamento, que está disponível nos estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

CNH eletrônica

Como gerar a CNH digital no iPhone ou Android

Para gerar a CNH digital no seu celular ou tablet, basta realizar os passos a seguir:
  • baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store (iOS) ou Google Play (Android);
  • faça o cadastro no aplicativo, e realize a confirmação clicando em um link enviado por e-mail;
  • faça login no aplicativo e toque em Adicionar documento, que será a CNH digital;
  • escolha a opção Pelo celular (há também as opções “com certificado digital” e “sem certificado”);
  • escaneie o QR Code que fica na parte interna da CNH em papel;
  • faça a verificação biométrica usando a câmera do dispositivo;
  • informe seu número de celular para liberar a CNH digital;
  • crie uma senha de quatro dígitos que deverá ser digitada toda vez que a CNH digital for utilizada.
Lembre-se: isso funciona apenas caso você tenha uma carteira de motorista com QR Code; se não tiver, será necessário obter uma segunda via no Detran.
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO