Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Saiba como se defender em casos de extravio de bagagem no transporte aéreo

PROTESTE

20 setembro 2018

Saiba como se defender em casos de extravio de bagagem no transporte aéreo
A companhia aérea é a responsável pelas bagagens despachadas antes do voo. Exija seus direitos e não deixe que o problema estrague sua viagem!

Uma das situações mais corriqueiras no serviço de transporte aéreo é o extravio de bagagem. Este problema é crescente tanto para voos nacionais quanto internacionais. A empresa aérea deve devolver a bagagem após o voo nas mesmas condições em que foi despachada.
Porém, o que fazer se houver um problema? Quais providências tomar? Saiba como proceder quando isso ocorrer e quais os seus direitos como passageiro.

O consumidor deve ficar atento com sua bagagem no aeroporto até o momento de despachá-la, pois enquanto estiver na posse dos seus bens, a responsabilidade é sua. A partir do momento em que é realizado o check in e a mala é entregue para companhia aérea, a responsabilidade é transferida para empresa que deverá tomar todas as medidas necessárias para sua segurança.

Uma dica importante é: se você for transportar itens de valor, como aparelhos eletrônicos ou joias, por exemplo, o ideal é levá-los na bagagem de mão. Porém, caso seja necessário despachá-los, você pode declarar o valor dos bens no momento do check-in, por meio de um formulário a ser entregue à companhia aérea, chamado de “Declaração Especial de Valor”.
Com essa declaração, a companhia aérea deverá se responsabilizar pelos objetos declarados inclusive ressarcindo o valor integral declarado, caso haja extravio. Para tanto, é cobrada uma taxa no ato de confirmação. Não esqueça de exigir a sua nota fiscal.
Conheça seus direitos
Em casos de extravio ou até mesmo danos na bagagem, a empresa aérea será obrigada a indenizar o consumidor. Trata-se de uma falha na prestação do serviço, que ocorre quando o serviço não é fornecido de maneira adequada. Conforme o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor.

Se a mala for extraviada em voos domésticos, a empresa tem até sete dias para localizar e devolver a bagagem. Já em voos internacionais o prazo máximo é de 21 dias. Se a bagagem não for devolvida nesses prazos, a companhia aérea deve indenizar o passageiro em até sete dias.

O que fazer?
Ao despachar sua mala, guarde sempre o comprovante do despacho da bagagem. Na hora de retirá-la de volta, caso não a localize ou ocorra algum problema, procure imediatamente um funcionário da empresa dentro do aeroporto, pode ser na área de desembarque ou nos guichês de atendimento. 

Registre sua reclamação e preenche o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) ou outro documento formal que confirme o ocorrido. Abra também uma ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil — ANAC. 

Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO