Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Por que celulares esquentam? Veja como resolver

  • Existem muitas maneiras de detectar excesso de calor no celular, e de resolvê-los também
Seu celular esquenta com frequência? Esse problema pode ser causado por uma série de fatores e há algumas formas de mitigar. O blog da empresa de segurança Avast, postou em 16 de outubro um texto de Charlotte Empey, representante de segurança do consumidor da empresa, ensinando esses macetes.
O texto foca mais nos celulares com sistema Android, mas as dicas podem valer para iPhone também.

Por que os telefones ficam quentes?

Segundo Empey, não há uma resposta única para essa pergunta. Há algumas condições normais em que isso pode acontecer:
  • Configurar o celular pela primeira vez;
  • Restaurar usando um backup;
  • Quando os apps indexam ou analisam dados novamente após uma atualização de software;
  • Maratona de vídeos de streaming
  • Ligações telefônicas muito longas
  • Utilizar apps, games ou recursos (como a câmera ou edição de imagens) que fazem uso intenso de gráficos ou de realidade aumentada por um tempo prolongado
  • Muitos apps sendo executados em segundo plano
  • Configurações de sistema exageradas, como muito brilho na tela, widgets e papéis de parede 3D na tela principal
  • Você deixou o telefone no sol por muito tempo, ou em um local muito quente, como uma sauna ou um carro fechado no sol
Outras condições fora do comum são:
  • Problemas (bugs) com algum app ou com o sistema operacional
  • Problemas de hardware, como uma bateria defeituosa
  • Infecção por malwares (programas maliciosos), como programas indevidos de mineração de criptomoedas (cryptojacking)

Como identificar o culpado

Há três peças no telefone que geram calor: a bateria, a CPU e a tela. Geralmente a bateria é ao primeiro coisa a se examinar, ainda mais se o calor vier da parte de trás do telefone.
O calor faz com que a bateria libere seus solventes orgânicos, que podem entrar em combustão com o calor ou uma faísca. As explosões do Samsung Galaxy Note 7 foram causadas por baterias com problema.
Se o calor parecer vir da frente da tela, o culpado pode ser a CPU (processador) ou a GPU (chip gráfico) do telefone. "Esses componentes criam calor como subproduto da operação, por isso, quando o processador é exigido, a produção de calor aumenta", diz Empey.
Se a parte inferior do seu telefone estiver esquentando, há uma grande chance de que o problema esteja sendo causado pelo carregador do celular.

Quando o calor é excessivo?

A analista lembra que é normal todos os smartphones esquentarem de vez em quando. Todos os telefones têm uma faixa de temperatura normal de 37° a 43° C. E como saber se passou disso?
Há aplicativos para Android que medem a temperatura interna do celular, como IDA64, Cooling Master e CPU-Z. Só um detalhe: alguns deles prometem um recurso de "esfriamento" que é controverso: há quem defenda que a ação deles adiciona mais uma tarefa no processamento do celular e aumenta ainda mais o problema.
O iPhone tem uma própria tela de aviso de temperatura caso seja ultrapassado um determinado limite de temperatura. O iOS tentará regular o problema, e alguns sinais disso são carregamento de bateria mais lento, tela escurecendo ou ficando preta, o sinal de celular pode ficar mais fraco, o flash da câmera é temporariamente desativado, e o desempenho fica mais lento em tarefas pesadas.
Reprodução
Aviso de temperatura do iPhone quando o celular esquenta demais

Como resolver?

Para a maioria dos casos, a forma mais simples é parar de usar o telefone excessivamente, deixando-o inativo por alguns segundos, ou minutos, até que ele esfrie naturalmente após a conclusão das tarefas que estavam em execução.
Seguem outras dicas:
* Se gosta muito de jogar no celular e é nesses momentos em que ele esquenta, evite jogar por várias horas. Salve o jogo e faça pausas a cada hora, por exemplo.
* De maneira geral, apps em segundo plano não são um problema e os próprios sistemas operacionais os desativam depois de um tempo. Mas você pode desativá-los se quiser acelerar o processo, ou se um determinado app estiver travado. No Android, vá em Configurações > Aplicativos > (app que deseja fechar) > Forçar Parada. No iPhone, isso pode ser feito, mas veja aqui como saber o procedimento para cada modelo.
* Nunca coloque o telefone no congelador. Colocar o telefone em uma temperatura radicalmente diferente da do ambiente pode fazer com que a tela trinque e o sistema enfrente problemas de hardware.
* Remova a capa protetora do celular por um tempo, pois ela funciona como isolante, fazendo com que o calor fique preso.
* Use o telefone no modo de baixo consumo. Tanto o Android quanto o iOS têm modos nativos de economia de bateria. No iPhone, ele entra automaticamente aos 20% de carga, e no Android, nos 15%. Você pode antecipá-los indo nas Configurações/Ajustes do celular, na aba de bateria.
* Desligue configurações desnecessárias, como GPS, Bluetooth e Wi-Fi quando não estiver usando-os. Reduza o brilho da tela ou ligue o modo automático, que se adapta à luz do ambiente. Outra opção mais radical é ativar o modo avião quando não planejar usar seu telefone.
* Delete arquivos que não esteja usando mais.
* Mantenha os apps atualizados. Quanto mais otimizado um app é, menos recursos ele vai usar, o que significa que é menos provável que ele aqueça o seu telefone.
* Troque o carregador ou cabo de carregamento, se perceber que estão danificados. Se desconfiar da tela, bateria ou CPU, como falamos acima, e o problema persistiu mesmo com as dicas acima, melhor levar a uma assistência técnica
* Use um app antivírus para bloquear malwares de uso à distância do processamento do celular ou cryptojacking.
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO