Anatel confirma reter importados para homologação; veja o que pode ser taxado

Em nota encaminhada à redação, a Anatel explica que a utilização de produtos não homologados é vedada em território nacional. Ao chegar ao país, os equipamentos ficarão retidos na área alfandegária dos Correios e os consumidores serão notificados.
SEU DIREITO- BRASIL

A Agência Nacional de Telecomunicações confirmou ao Olhar Digital que está retendo eletrônicos importados para a homologação. Segundo a Anatel, a medida atende ao artigo 156 da lei 9.472/97, que determina que todos os equipamentos com transmissões de radiofrequência são passíveis de certificação. O órgão afirmou ainda que está enviando produtos não autorizados de volta ao país de origem.
Em nota encaminhada à redação, a Anatel explica que a utilização de produtos não homologados é vedada em território nacional. Ao chegar ao país, os equipamentos ficarão retidos na área alfandegária dos Correios e os consumidores serão notificados. Segundo a agência, os produtos passíveis de homologação são:
  • Telefones celulares
  • TV Box,
  • Drones;
  • Rádio de comunicação;
  • Teclado e mouses sem fios;
  • Roteadores;
  • Dongles Wi-Fi;
  • Qualquer outro dispositivo de telecomunicações ou que usem Bluetooth, Wi-Fi, rede celular ou outras transmissões de radiofrequência;
Se o produto for considerado seguro e compatível com os padrões brasileiros, a Anatel afirma que a homologação ocorrerá dentro de 10 dias e o responsável pela importação receberá a informação via Correios. Já se o produto for considerado inseguro ou incompatível, a agência fará a devolução do produto à origem e, caso não consiga, destruirá o eletrônico.
A nova medida da Anatel pegou muitos consumidores de surpresa nesta semana. Segundo relatos, smartphones e outros produtos comprados em sites chineses passaram a ser encaminhados pelos Correios para a sede da agência reguladora para a homologação. Os internautas reclamaram ainda que receberam uma cobrança de R$ 200 pelo serviço.
Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.