Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Saiba como evitar prejuízos causados por diferentes voltagens elétricas

Proteste
25 setembro 2017 

Ao contrário da maioria dos países, o Brasil tem pelo menos nove padrões de voltagens diferentes e é preciso ficar atento para não ter aparelhos danificados.



Ao contrário da Europa que utiliza apenas uma voltagem em todo o continente, o Brasil funciona com pelo menos nove voltagens elétricas diferentes em seus 26 estados e mais o Distrito Federal. Porém, antes de viajar, poucos procuram saber a voltagem do lugar de destino e isso pode causar diversos problemas com seus eletrônicos.

Produtos como celular, secador de cabelo, máquina de lavar, micro-ondas, geladeira, tem voltagens de 110V, 220V ou as duas ao mesmo tempo. E o fato de não possuir um padrão único de voltagem faz com que os brasileiros sempre precisem tomar um certo cuidado antes de ligar qualquer aparelho em uma tomada.

Padronização exige custo alto


O principal argumento usado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para defender a permanência de diversas voltagens é o alto custo necessário para a padronização, mas, na falta de uma atitude por parte dos reguladores, legisladores e governantes, as redes elétricas continuam se expandindo e aumentando ainda mais esse custo. Por isso, enquanto não há mudança, é importante ter precauções para não sair prejudicado.


Fique atento e evite prejuízos

Quando se fala em custos, é muito importante levar em consideração os possíveis prejuízos. Afinal, você pode ter aparelhos danificados ou até mesmo queimados e inutilizados por conta de diferenças de voltagens, que, muitas vezes, variam até dentro de uma mesma cidade.

Planejamento é fundamental

Se você vai viajar pelo Brasil, ou até mesmo se mudar para uma região de voltagem diferente, é coloque na ponta do lápis os custos de se adquirir um aparelho com voltagem compatível à adotada pelo destino desejado ou comprar um autotransformador para converter 220V para 110V.






Transformador é caro e nada portátil 

Apesar de ser uma opção, o problema do autotransformador é que o preço desse tipo de equipamento pode ser até maior que o do aparelho que necessita de adaptação. Sem contar o incômodo de ter que andar com um autotransformador a tiracolo para todos os cantos.

Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO