Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Jovem de 15 anos cria bengala com GPS para ajudar deficientes visuais


      A  Jovem Riya Karumanchi, de 15 anos, e sua "bengala inteligente" (Foto: Divulgação)
A jovem canadense Riya Karumanchi, de apenas 15 anos, desenvolveu uma solução que pode ajudar pessoas de todo mundo. Ela é a criadora da Smart Cane, uma “bengala inteligente” para deficientes visuais.
A Smart Cane tem um sistema de GPS integrado. Caso seu portador deseje se locomover, a bengala avisa os momentos do usuário virar à direita – vibrando uma vez – ou à direita – com uma vibração dupla.
O produto tem ainda sensores, que avisam quando a bengala está próxima de algum objeto perigoso, ajudando o deficiente visual a parar ou desviar da ameaça.
A bengala ainda permite que o usuário compartilhe sua localização, seus dados pessoais e seu histórico médico na internet, permitindo que algum parente ou amigo possa auxiliá-lo em um momento emergencial.
Em entrevista à "CBC", uma rede de TV canadense, Riya afirmou que a inspiração para a criação da Smart Cane veio após ela descobrir que a avó de uma de suas amigas tinha problemas de visão. A ideia nasceu em Riya depois que ela conheceu a avó de uma amiga que era quase cega. “Percebi como as pessoas com deficiências visuais ou auditivas estavam lutando para se locomover sozinhas”, afirmou.
Ela também disse que ficou meio decepcionada ao perceber que não havia nenhum recursos tecnológico à serviço dos deficientes visuais. “Eles dependem de uma bengala que, há muito tempo, não passa por nenhum aperfeiçoamento.”
A iniciativa de Riya despertou o interesse de uma aceleradora canadense, a DMZ, e da incubadora de negócios da Universidade de Ryerson – as duas entidades estão ajudando no desenvolvimento do negócio.
Além disso, a jovem recebeu US$ 56 mil (cerca de R$ 220 mil) em investimentos para aperfeiçoar a bengala. A Microsoft foi uma das empresas que contribuiu para o projeto.
No momento, a Smart Cane é um protótipo e precisa passar por mais alguns ajustes antes de ser levada ao mercado. A meta de Riya, que tem 11 pessoas trabalhando com ela no projeto, é que a bengala esteja à venda em dezembro.
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO