Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Mudança à vista! Você deve fazer backup do WhatsApp agora mesmo; veja como


UOL
  • Aprenda a fazer o backup do seu WhatsApp e garanta que nada vai ser perdido
Os maníacos por WhatsApp do sistema Android ganharam um recurso muito bom para combater o armazenamento lotado do celular. O backup do mensageiro no Google Drive não vai mais contar para a cota do serviço na nuvem. Mas isso também vai significar que você precisa atualizar seu backup o quanto antes.

Vamos explicar melhor. Como noticiamos na semana passada, uma parceria entre as duas empresas --WhatsApp e Google-- começará a valer no fim deste ano, em 12 de novembro.

 

Como é hoje, os backups do WhatsApp para Android consomem parte da cota de armazenamento do Google Drive --que hoje é de 15 GB na versão gratuita (há também planos pagos que ampliam esta cota para 1 TB ou 100 TB). Quanto mais fotos e vídeos do WhatsApp você guarda, maior a fatia que ocupa na capacidade total do Drive.

A partir de 12 de novembro, o backup do WhatsApp não vai mais abocanhar seus gigabytes livres no serviço do Google. Assim, tanto faz você ter 100 MB ou 1 GB de backup do WhatsApp: ele não fará mais diferença na redução do espaço livre de sua conta do Drive.

No iPhone nada mudou, já que nele o backup em nuvem é realizado só via iCloud. E nele, o conteúdo salvo do WhatsApp continua consumindo seu espaço livre no serviço da Apple.

Mas o importante disso tudo é que o WhatsApp informou que, no mesmo dia 12 de novembro, os backups do mensageiro no Android que não foram atualizados em mais de um ano vão ser automaticamente removidos do armazenamento do Google Drive. 
 
É por isso que quem não pensa em backup deve fazer isso agora mesmo, senão perderá todo o conteúdo do app.
Como fazer o backup pela nuvem

O WhatsApp fornece ao usuário duas formas de backup: manual, onde você mesmo é que terá a missão de se lembrar de fazer o backup às vezes; e automático, em que o app programa backups por intervalos de tempo determinados por você: todo dia, toda semana ou todo mês.
 
No Android, vá nos três pontinhos localizados no canto superior direito
Selecione "Configurações"

Procure o item "Conversas" e clique nele
Agora, abra a opção "Backup de conversas". Nesta tela, vá em "Configurações do Google Drive" e adicione sua conta do Google, clicando em "Conta" e escolhendo o e-mail de login correto da sua conta
Em "fazer backup no Google Drive", você vai poder definir se deseja fazer um backup automático, entre as opções "diário", "semanal" ou "mensal". Se preferir a operação de backup manual, clique em "Apenas quando eu tocar em 'Fazer backup'" (botão que aparece com destaque verde nesta tela). Se nunca quiser backup no Drive, clique em "Nunca".
Uma vez configurado, já pode clicar no botão verde "Fazer backup". O app fará a cópia do backup na nuvem.

UOL


UOL


Os arquivos podem ser armazenados quando você estiver conectado no wi-fi ou no 3G/4G. Ainda nesta tela, clique em "Fazer backup em" e escolha se será "Wi-Fi" ou "Wi-Fi ou celular" (este consumirá seu plano de dados de internet móvel).

No fim da tela, você também pode optar se vai querer ou não incluir vídeos no backup. Lembre-se que vídeos consomem bastante megabytes de armazenamento --o que felizmente deixará de ser problema após o acordo com o Google começar a valer. 

Como recuperar o backup pela nuvem

Para restaurar o backup, quando instalar o WhatsApp no celular novamente, basta utilizar a mesma conta do Google que você usou no backup anterior, e logado nessa conta no Google Play, baixe o WhatsApp.

Durante o processo de instalação do app, coloque o número de celular usado no backup anterior para logar. Ele reconhecerá o backup no Drive associado ao número e vai mostrar a mensagem "Backup encontrado". Nesta tela, clique no botão verde "Restaurar" e o app terminará a recuperação do backup. 

Como fazer o backup sem a nuvem

É possível fazer o backup manual do WhatsApp para Android sem depender do Google Drive. Desta forma é um pouco mais complicada, mas vamos ensinar aqui.

Para fazer sem o Drive, vá até o WhatsApp e repita os primeiros passos ditos acima. Clique no botão de menu (os três pontinhos verticais da página principal do app) > Configurações > Conversas > Backup de conversas.

Nesta tela, em "fazer backup no Google Drive", clique em "Nunca". E depois no botão verde "Fazer backup". O backup assim será atualizado, mas na memória do celular.

Neste caso, é importante você ter uma cópia deste backup em outro tipo de armazenamento físico.

Para isso, use um app gerenciador de arquivos para Android, e com ele, localize a pasta do WhatsApp (que fica na raiz do armazenamento, também chamado de "sdcard") e faça uma cópia dela para seu cartão MicroSD.

O processo é similar ao gerenciamento de pastas no Windows Explorer: selecione a pasta e escolha "copiar", depois entre na pasta raiz do cartão de memória e clique em "colar".

Outra alternativa é realizar essa cópia no armazenamento do seu computador ou laptop. Para isso, conecte o celular ao computador com Windows pelo cabo USB e faça essa transferência, arrastando a pasta do WhatsApp para dentro da pasta de sua preferência no PC. 

Como recuperar o backup sem a nuvem

Para quem realizou com sucesso as etapas ditas acima, agora é a hora de fazer o inverso: trazer a pasta WhatsApp de volta ao seu celular novo. Faça os passos abaixo antes de instalar o WhatsApp de novo.

Se o backup manual ficou no cartão MicroSD, coloque-o no celular novo, instale e use novamente um app gerenciador de arquivos. Depois copie e cole a pasta WhatsApp na raiz da memória principal (a "sdcard" mencionada acima).

Se o backup manual foi feito no PC ou laptop, ligue o celular ao computador de novo via cabo USB, abra a pasta raiz do armazenamento do celular, e arraste a pasta do WhatsApp salva no PC para dentro.

Nos dois casos, depois instale o WhatsApp normalmente e ele puxará o backup no final da instalação.

 


Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO