Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Claro bloqueia IMEI de celulares por falta de pagamento de planos

TecMundo · 
Leonardo Müller · Agosto 17, 2018


De acordo com reclamações de usuários do Reclame Aqui, a operadora Claro estaria bloqueando o IMEI de smartphones vendidos pela empresa pelo não pagamento de faturas de serviços telefônicos. As pessoas que reclamam, na verdade, compraram os dispositivos da mão de terceiros, e não da própria Claro. Sendo assim, elas caíram em um novo tipo de golpe, que explora as cláusulas de contrato do plano Claro Up.
Esse plano permite a compra de smartphones top de linha com a possibilidade de troca no ano seguinte pelo seu sucessor direto. Só que o cliente paga apenas metade do valor do celular em 12 vezes no cartão de crédito. O resto é divido também em 12 vezes, mas o valor é adicionado na fatura de telefonia.
A julgar pelas reclamações das vítimas no Reclame Aqui, parece que criminosos estão usando documentos falsos e cartões clonados para comprar esses smartphones top de linha e, em seguida, vendê-los lacrados na caixa para as vítimas.
De acordo com as cláusulas dos contratos de planos pós-pagos e controle, a Claro pode “bloquear a estação móvel” do cliente através do número de IMEI, uma vez que ele não pagar a fatura de serviço telefônico. Além da Claro, operadoras como Vivo, Tim e Oi também contam com cláusulas similares em seus contratos, possibilitando o bloqueio no caso de não pagamento.
Um consumidor do interior de São Paulo comprou um iPhone 6 de um cliente da Claro e, após um ano e três meses de uso normal, o IMEI do dispositivo foi bloqueado pela falta de pagamento. Como as primeiras 12 parcelas dos dispositivos comprado no Claro Up são pagas no cartão de crédito, mesmo que o cliente tenha levado um plástico clonado, a Claro recebe o dinheiro normalmente da operadora de cartão. Só depois que o cliente não aparece para devolver o celular ou não paga a fatura é que a Claro percebe a fraude e bloqueia a linha.
Abaixo dessa reclamação no Reclame Aqui, outros usuários também reportaram terem sido vítima exatamente do mesmo golpe, indicando que existe uma prática comum em volta do recurso Claro Up.
TecMundo entrou em contato com a Anatel para descobrir se esse tipo de bloqueio de IMEI por não pagamento de fatura telefônica é legal, mesmo sem a operadora não especificar nada na nota fiscal do dispositivo. A nota, inclusive, pode ser invalidada com documentos falsos, impedindo que a polícia possa encontrar o criminoso que aplicou o golpe.

A posição da Claro

Nós entramos em contato com a operadora Claro para discutir o fato de um de seus planos estarem sendo utilziados em um novo golpe. A empresa afirma que está analisando esse caso em específico.
“A Claro informa que o caso citado encontra-se em análise e tratamento pela empresa. Para segurança de seus clientes, a operadora recomenda que a compra de qualquer aparelho usado só seja realizada com a nota fiscal original, de forma a atestar a origem lícita do equipamento.”
Nós atualizaremos esta publicação assim que obtivermos respostas da Anatel e do SindiTeleBrasil.
***
Obs: esta notícia foi atualizada hoje (17) às 22h22 para incluir o posicionamento da Claro
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO