Perigo: Celular carregando pode causar choque elétrico. Saiba como evitar acidentes.

Você provavelmente conhece uma pessoa que não consegue largar o celular um minuto, certo? Embora, seja muito importante para nossa comunicação, é essencial estar atento a alguns cuidados a respeito do aparelho.
SEU DIREITO- BRASIL
Via: Minha Vida
Escrito por Raísa Cavalcante -
Redação Minha Vida-Em 19/7/2018-
A cada dia surgem diversas notícias de pessoas que foram mortas ou sofreram queimaduras devido a choques do celular enquanto estão carregando. Será que você pode estar correndo risco? Veja abaixo como choques causados por celular carregando acontecem.
Perigos do celular carregando
Segundo o engenheiro eletricista João Carlos Lopes Fernandes, doutor e professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), o risco de descargas elétricas enquanto o celular está carregando é raro. Isso acontece, geralmente, quando o carregador que está sendo usado não é original.
O ideal é usar carregadores e cabos originais do aparelho, já que as voltagens entre os modelos são diferentes. "Os carregadores originais, feitos para o aparelho, têm um controle e proteção maiores durante o carregamento", explica o especialista. Os carregadores originais entendem quando a bateria está completa e suspendem o carregamento sozinhos.
Vale mencionar também que as descargas dadas pelo celular são menores do que outros aparelhos eletrônicos, pois o carregador é um objeto pequeno. Mesmo assim, usar o celular enquanto carrega é ruim para a bateria, porque sobrecarrega o objeto e reduz a vida útil do aparelho. Uma bateria envelhecida pode até liberar substâncias que aumentam os riscos de problemas durante o uso. "O ideal é carregar o celular desligado, assim se evita riscos", aconselha o engenheiro.
Outro alerta importante é não atender o celular ou fazer alguma ligação enquanto ele carrega. A melhor maneira é retirá-lo do carregador antes de manuseá-lo. O celular que está carregando fica com a bateria ativa, por isso ele libera mais calor, podendo causar incêndios se estiver em ambientes abafados, como camas ou embaixo do travesseiro. Entretanto, isso é mais uma questão de troca de calor do que de eletricidade, como explica João Carlos.

O que acontece quando levamos um choque?

Na maioria das vezes, uma descarga elétrica pode acontecer quando está chovendo. Dessa forma, o recomendado é não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante uma tempestade.
De acordo com o Cardiologista Bruno Valdigem, especialista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), quando levamos um choque, a energia elétrica entra pelo ponto de contato (tomada) e caminha por dentro do corpo até o local (pés) que toca o chão. O choque causado pelo celular carregando, apesar de não ser tão comum, quando acontece pode provocar lesões internas e ser fatal.
Segundo o Manual MSD, o choque elétrico pode causar queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória. "No trajeto da energia (que vira calor por dentro) a intensidade da lesão depende da intensidade da corrente elétrica", afirma Valdigem.

Primeiros socorros para choque elétrico

Saber como socorrer uma pessoa em caso de choque elétrico é de extrema importância. Dessa forma, você pode evitar consequências para a vítima como, por exemplo, uma parada cardíaca. Os primeiros socorros são:
  • Desligue a fonte de energia e não toque na vítima
  • Afaste a vítima da fonte elétrica com ajuda de objetos não condutores e secos, como o plástico, madeira e borracha
  • Chame uma ambulância através do 192.
Se você percebeu que a vítima está inconsciente e não está respirando, faça uma massagem cardíaca seguindo o passo a passo:
  • Sinta o final do osso esterno, o osso que junta as costelas da direita com as da esquerda, no meio do peito. Sinta o final do osso na boca do estômago. Meça dois dedos a partir dali na direção da cabeça
  • Comece a empurrar com o peso do seu corpo, em movimentos ritmados, esse osso para dentro. Cerca de 100 compressões por minuto
  • Se possível, intercale 30 compressões com duas respirações. A massagem deve continuar até a equipe de resgate chegar.
A função da massagem cardíaca é fazer com que o peso do seu corpo "comprima" o coração, empurrando o sangue para frente. Esse processo substitui o coração temporariamente, preservando o cérebro e outros órgãos.
A American Heart Association disponibiliza um vídeo mostrando que é possível sincronizar o intervalo das compressões com a música Stayin' Alive, da banda Bee Gees ou a Marcha Imperial do filme Guerra nas Estrelas (Star Wars).
Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.