Anatel começa a bloquear celulares piratas; Goiás e DF são alvos iniciais

Usuários de aparelhos ilegais recebem mensagens sobre bloqueio. Imei do aparelho tem que ser igual que que aparece no adesivo do celular.
SEU DIREITO- BRASIL
A Agência Nacional de Telecomunicações começou nesta quarta-feira (9) a bloquear celulares irregulares. São aqueles chamados de piratas.
Em pleno centro de Brasília, comércio clandestino de celular. “É R$ 300. Eu faço por R$ 270 se você levar ele”, diz uma mulher.

Desde fevereiro a Anatel vem disparando mensagens para quem tem celular pirata. “Operadora avisa: pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.

Acabou o prazo e, a partir desta quarta-feira (9), a operadora avisa: “Este celular é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”.

Imei é a identidade do aparelho. É como um chassi de carro. Basta discar *#06#, que aparece um número com 15 algarismos. Esse mesmo número tem que estar registrado no adesivo colado no aparelho. É o certificado da Anatel. Do contrário, o telefone é ilegal, pode ser clonado, adulterado ou roubado.





A gente compra o celular, bota um chip e faz a primeira ligação. É nesse momento que a rede de telefonia capta a identidade do aparelho: o Imei, que é confrontado com uma base internacional de dados. Se não bater a informação, o celular cai na lista dos piratas, sujeito ao bloqueio, que vai impedir de fazer ligações e acessar internet.
Esse processo atinge os telefones habilitados a partir de 22 de fevereiro.

“O objetivo final de todo esse processo é evitar que a população esteja utilizando terminais de baixíssima qualidade. Que tem problemas de comunicação, tem problemas na própria fabricação”, explica Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel.
   
O processo de bloqueio dos celulares começa, nesta quarta (9), por Goiás e Distrito Federal. Até 2019 deverá cobrir todo o país.


FONTE: G1
Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.