Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Você se sente cansado? Você não imagina os graves efeitos que ocorrem no corpo por falta de sono

Em um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, especialistas conduziram um ensaio para entender como o cansaço realmente afeta nosso corpo. De acordo com eles, acontece semelhante à quando estamos bêbados.

Os cientistas reuniram dados de 100 países utilizando um aplicativo de smartphone. Assim, eles descobriram que muitas pessoas vão para a cama muito tarde, devido a pressão social. Contudo, eles disseram que isso tem um efeito muito sério.


“Não é preciso de muitos dias sem dormir o suficiente para ver que você está ‘funcionalmente’ bêbado”, disse Olivia Walsh, uma das autoras do estudo. “Os pesquisadores descobriram que estar excessivamente cansado pode ter esse efeito. E o que é aterrorizante é que, ao mesmo tempo, as pessoas pensam estar realizando tarefas de forma normal, quando não estão”, afirmou. “Seu desempenho cai, mas a percepção de seu desempenho não”.







Segundo o Dr. Daniel Forger, também da Universidade de Michigan, muitas pessoas vão dormir tarde devido à pressão cultural. “Por todo o planeta, parece que a sociedade administra um relógio para deitar enquanto que o relógio interno, a hora de despertar. E ir para a cama tarde, está associado à perda de sono”, disse.



De acordo com um estudo australiano, realizado em 2009, as pessoas que têm menos de sete horas de sono estão três vezes mais propensas a desenvolver um resfriado do que as que dorme oito horas ou mais. Já outro ensaio, realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e Rand Europe, constatou que a falta de sono pode ser pior do que uma ressaca. Isso porque ela mostrou um impacto bem pior entre trabalhados que tinham poucas horas de sono do que os que saíam para beber durante a noite. Além disso, ao monitorar cerca de 21 mil trabalhadores, os pesquisadores descobriram que, os que dormiam seis horas ou menos, estavam mais propensos a ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).



Já uma revisão de estudos publicados pela PLoS Medicine, em 2004, encontrou evidências de que, as pessoas que dormem menos de seis horas por noite podem sofrer um aumento significativo dos níveis de hormônios da fome, caracterizando um aumento do Índice de Massa Corporal. Por fim, a falta de sono também pode causar ansiedade, conforme relatado por um estudo recente publicado no Journal of Neuroscience.


Reprodução / Liberty Antonia Sadler via Metro

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO