Postagens

Voce sabe como funciona e onde requerer o Seguro Desemprego ?

Ele é um benefício que o governo oferece para ajudar quem foi demitido sem justa causa. Veja onde você pode retirá-lo e como fazer isso!
SEU DIREITO- BRASIL

Se você tem direito ao benefício mas não sabe por onde começar, tire suas dúvidas:




Onde retirar o seguro


1. Nas agências da CAIXA. Para saber a mais próxima da sua casa, clique aqui.

2. Na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Clique aqui para encontrar a mais próxima de você.

3. Nos Postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Se você for morador de alguma capital, clique aqui para achar uma unidade próxima a você.








 

















Que documentos levar



Para ter direito ao benefício, você deve comprovar a necessidade de receber o seguro. Veja só o que você precisa levar a um dos postos de atendimento:

– As 2 vias do requerimento do seguro-desemprego e o termo de rescisão do contrato. Esses documentos devem ser dados pela empresa quando ela faz a sua demissão;

– O cartão do PIS-PASEP (feito pelo empregador), o extrato atualizado ou o Cartão do Cidadão;

– Um documento de identificação, que pode ser seu RG, certidão de nascimento ou certificado de reservista;

– Os 3 contracheques dos últimos 3 meses de salário antes da demissão;

– O documento que mostra os seus depósitos do FGTS, o CPFGTS;

– Os comprovantes de residência e de escolaridade.




CAGED

Ele é um formulário criado pelo ministério do trabalho, que as empresas devem preencher e enviar informando as contratações e demissões dos funcionários. Este é um meio do governo ter o controle de quantas pessoas estão empregadas, desempregadas ou recebendo o seguro-desemprego. Os chefes devem preencher um certificado digital que precisa ser enviado para o governo no mesmo dia que o funcionário foi admitido. Clique aqui para baixar o PDF com o formulário.

Não faça isso: muitos trabalhadores tentam enganar os chefes mentindo sobre não receberem o seguro-desemprego apenas para poder continuar tendo o benefício. Alguns patrões concordam com essa situação para não registrar o novo funcionário e pagar direitos como INSS, FGTS, férias, 13º salário.



A pena para quem quebra essa regra do governo:

Reclusão de um a cinco anos e multa que varia de acordo com a gravidade do caso. A pena aumenta um terço se o crime é cometido em uma empresa pública ou algo que se relacione com a economia popular, assistência social e beneficência.

Postar um comentário

Consentimento de Cookies
Utilizamos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando um plugin de bloqueio de anúncios no seu navegador.
A receita que ganhamos com os anúncios é usada para gerenciar este site. Solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões do seu plugin de bloqueio de anúncios.