Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Pai alerta a todos contra deixar bebês adormecerem sobre o peito

Seu bebê dorme tranquilamente em seu peito e você acaba adormecendo junto; Para todos os pais, este é provavelmente o auge da felicidade. Mas, na realidade, essa cena pacífica pode se transformar em um verdadeiro pesadelo, como mostra a história a seguir. Um pai veio a público relatar sua terrível experiência e poupar outros do sofrimento que experimentou na própria pele.

Nota: As imagens a seguir são meramente ilustrativas e não mostram pessoas ou objetos da história.

Sam e sua esposa se tornaram pais em 2010 de um menino saudável, Charlie. Um dia, Sam queria dar algumas horas de folga para sua esposa e deitou no sofá com Charlie para tirar uma soneca. No entanto, quando acordou, seu filho não estava mais vivo. Charlie morreu de Síndrome da Morte Súbita Infantil.

O maior medo de todos os pais

A Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) é considerada uma das causas mais comuns de morte em bebês durante o primeiro ano de vida. Geralmente ocorre durante o sono e não tem causa específica. Os pesquisadores estão certos, contudo, de que uma combinação de diferentes fatores leva à morte do bebê.

Devido à falta de oxigênio, o nível de dióxido de carbono no sangue aumenta. Se o reflexo respiratório for acionado normalmente, os bebês começam a respirar com urgência. O bebê adormecido sofre um ataque cardíaco e eventualmente perde a consciência e engasga.

Todos os anos, algumas centenas de crianças morrem de Síndrome da Morte Súbita Infantil nos países ocidentais. Ocorre mais frequentemente entre o segundo e o quarto mês de vida e afeta mais os meninos do que as meninas.

Nascimento muito precoce, baixo peso ou falta de leite materno podem aumentar o risco. Mas a desatenção ou ignorância dos pais também desempenha um papel na Síndrome da Morte Súbita Infantil. Especialistas estão certos de que colocar a criança de bruços durante o sono é provavelmente o maior fator de risco. Estudos mostraram que o risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil aumenta em 50% quando os pais adormecem com o bebê nessa posição. Ao colocar Charlie em seu peito e adormecer, Sam involuntariamente colocou seu filho em perigo.

Medidas preventivas

Graças à pesquisa intensiva, os médicos podem informar melhor os pais sobre como reduzir o risco para seus bebês. Para prevenir a Síndrome da Morte Súbita Infantil, recomenda-se as seguintes medidas:

  • Os bebês devem sempre dormir de costas, não de bruços ou de lado.
  • Use um saco de dormir em vez de um cobertor.
  • Almofadas, bichos de pelúcia, etc. não devem ficar na cama do bebê!
  • O bebê deve dormir em sua própria cama no quarto dos pais, não com eles.
  • A temperatura ambiente ideal é entre 16 e 18 °C. Os bebês não precisam cobrir a cabeça e não devem estar exageradamente vestidos.
  • Os pais devem evitar fumar no quarto onde a criança dorme.
  • Os bebês devem, se possível, ser amamentados por pelo menos seis meses.

A partir de que idade os bebês podem dormir de bruços?

Os bebês só devem dormir de bruços quando conseguirem rolar, levantar e sustentar a cabeça sozinhos. Normalmente, as crianças conseguem isso por volta dos seis meses de idade. Quanto mais velhos os bebês, menor o risco de morte súbita. Após o primeiro aniversário, o risco é próximo de zero. Portanto, se seu bebê rolar sozinho enquanto dorme, você não precisa se preocupar muito.

A morte de uma criança é sempre uma tragédia. Mas é especialmente doloroso quando você não sabe do que uma criança morreu ou quando você, sem saber, coloca a vida dela em perigo. Se você ainda não quiser desistir de uma soneca com seu bebê ou se seu bebê tiver problemas para adormecer sem contato físico, deite-o de costas ao seu lado na cama ou no berço.

Essas dicas também ajudam a proteger as crianças contra danos.

Fontes: buntefocusspiegel

Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO