Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

10 Universidades federais que oferecem cursos EAD grátis




Hoje, há diversos conteúdos online que são disponibilizados pelas instituições de ensino superior. E se você tem o interesse em começar uma graduação, pós ou apenas um curso livre à distância, uma ótima forma de agregar mais valor aos seus conhecimentos é por meio de universidades federais que oferecem cursos EAD grátis. 



Muitas instituições de ensino apostam em cursos a distância gratuitos. (Foto: Divulgação)
TOP 10: Universidades Federais que oferecem cursos EAD grátis

1 – UFRB

A UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), criada em 2005, tem a sua sede na cidade de Cruz das Almas, mas conta também com unidades instaladas nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Credenciada no ensino a distância desde 2013, essa instituição abrange hoje diversos cursos de graduação à distância, como Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, Especialização de Gestão e Saúde, Especialização em Mineração e Meio Ambiente, Licenciatura em Matemática EAD e Educação Continuada.

Além dessas graduações, a UFRB oferece também curso livres, que podem ser realizados sem a necessidade de uma aprovação por meio de vestibular, são eles:
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos;
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos;

2 – UFF

Se você quer encontrar uma grande gama de cursos EAD, a UFF (Universidade Federal Fluminense), com certeza, irá atender a essa expectativa. Isso porque, essa instituição conta com 378 aulas on-line totalmente gratuitas. Mas antes de conhecer alguns dos cursos oferecidos por esse centro acadêmico, é válido saber um pouco sobre a sua história.

Com sede em Niterói, a Universidade Federal Fluminense, inaugurada em 1960, ocupa hoje o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings como uma das melhores universidades do país, além de estar entre as 15 universidades mais conceituadas da América Latina. Atualmente, com 136 graduações dentro das áreas das ciências da saúde, humanas, naturais, sociais aplicadas e tecnológicas, essa instituição oferece também um Portal de Videoaulas em que o interessado pode ter acesso a conteúdos disponibilizados por qualquer curso.

3 – UFRGS

Conhecida também como Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), a UFGRS é uma das universidades federais que oferecem cursos EAD grátis.

Entre as disciplinas que já foram promovidas para plataforma digital destacam-se a de Física para Educação Básica, Gestão em Saúde (2ª EDIÇÃO) Gestão Pública Municipal (2ª EDIÇÃO) Mídias na Educação (3ª EDIÇÃO) Matemática, Mídias Digitais e Didáticas: Tripé na Formação do Professor de Matemática e Informática Instrumental para Professores da Educação Básica (2ª EDIÇÃO).

Bom e se você se interessou, é válido lembrar que todos os cursos online oferecidos são voltados para pessoas que já possuem alguma formação na área. E para ficar por dentro dos próximos cursos é só acessar o site UFRGS Sead.

4 – UFSCAR

A Universidade Federal de São Carlos, localizada no interior de São Paulo, também é umas das instituições acadêmicas brasileiras que oferecem cursos à distância. Com foco em pessoas que já são graduadas, todos os cursos dispõem uma especialização voltada para agregar valores para o profissional que queira se destacar no mercado de trabalho. Para ficar por dentro das inscrições é importante que o aluno acompanhe o calendário acadêmico da universidade. Sobre os cursos que já foram oferecidos, veja abaixo alguns deles:
Gestão Pública
Mídias na Educação
Curso de Especialização: Educação e Tecnologias
Curso a distância de Aperfeiçoamento em Letramento para o estudante com deficiência.
Curso de Especialização em Filosofia – Seleção de Alunos
Ensino de Matemática no Ensino Médio – Processo Seletivo Aluno – Curso de Especialização

5 – UNB

A Universidade Federal de Brasília há mais de dez anos oferece cursos de licenciatura e especializações online para mais de 20 municípios do Brasil. Em relação às formas de ingresso, os cursos à distância compartilham do mesmo processo que os cursos presenciais, ou seja, o interessado só poderá ocorrer a uma vaga por meio de vestibulares promovidos anualmente por esse centro acadêmico.

Outro ponto importante é que UNB, assim como outras universidades que foram citadas ao longo desse artigo, também possui parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), que tem como propósito facilitar o acesso à educação superior para uma parcela da população que ainda sofre com a dificuldade em realizar uma graduação.

Hoje, na modalidade EAD é possível realizar os seguintes cursos superiores:
Administração;
Letras;
Música;
Artes Visuais;
Biologia;
Teatro;
Geografia;
Física.

6 – UFGD

Localizada na cidade de Dourados, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi classificada pelo MEC, durante nove anos consecutivos, como a melhor universidade do estado do Mato Grosso do Sul. Os cursos EAD possuem parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), contando com dez pólos localizados nas seguintes cidades: Água Clara, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Costa Rica, Japorã, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

E se você ficou curioso (a) em saber quais as graduações e pós-graduações oferecidas, confira abaixo cada uma delas:

Graduação:
Bacharelado em Administração Pública;
Licenciatura em Pedagogia;
Licenciatura em Computação;
Licenciatura em Física;
Licenciatura em Letras Libras.

Pós-Graduação:
Especialização em Gestão Pública Municipal;
Especialização em Gestão Pública;
Especialização em Gestão em Saúde;
Especialização em Gestão em Saúde;
Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.


As universidades contam com um ambiente virtual de aprendizagem. (Foto: Divulgação)

7 – UNESP


A Unesp ( Universidade Estadual do Estado de São Paulo), por meio do programa Unesp Aberta, oferece mais de 70 cursos livres para estudantes ou apenas interessados que queiram se especializar em algum assunto. O ambiente de aprendizagem online busca oferecer a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento para qualquer pessoa com acesso a internet. Entretanto, por serem cursos livres, não há nenhuma acessória pedagógica avaliação ou certificação.

Em relação às exigências, para poder consumir os conteúdos disponibilizados nessa plataforma, o interessado deve apenas realizar o seu cadastro e, depois disso, aproveitar todo o conteúdo oferecido.

8 – UFSM

A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), localizada na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, além de suas graduações presenciais, oferece também cursos na modalidade EAD. O processo seletivo para esses cursos são realizados por meio de editais públicos. Entre os cursos que fazem parte da educação à distância destacam-se os seguintes:

Graduações:

Administração Pública, Educação Especial, Formação de Professores para Educação Profissional, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia Letras – Espanhol/Literaturas Letras – Português e Literaturas Licenciatura em Sociologia Pedagogia, Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Licenciatura em Computação, entre outros.

Pós-Graduações:

Educação Ambiental Eficiência Energética Educação Física Infantil e Anos Iniciais Ensino de Filosofia no Ensino Médio Ensino de Matemática no Ensino Médio Ensino de Sociologia no Ensino Médio Gestão de Organização Pública em Saúde Gestão Educacional Gestão em Arquivos Gestão Pública Gestão Pública Municipal Mídias na Educação, entre outros.

9 – UFSC

Os cursos disponibilizados pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) podem ser tanto para graduação como especialização. O futuro aluno, que deseja ingressar na modalidade EAD dessa instituição, deverá realizar a sua inscrição pela internet e, depois, ir até algum pólo da universidade para fazer prova. E para saber de todas as informações sobre os cursos, datas e até as provas anteriores, é só acessar o site da UFS EAD.

10 – UFJF

Criada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a Universidade Federal de Juiz de Fora conta hoje com cursos EAD voltados para graduação, pós-graduação, extensão e aprimoramento. Com mais de 20 pólos, localizados em diferentes regiões do Brasil, o acesso de todas as informações para essa modalidade de ensino pode ser feito pelo site da CEAD UFJF.

Fora isso, é importante pontuar que os cursos à distância dessa instituição acadêmica são voltados para formações com foco em graduação e pós-graduação.

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO