Por: Renata Medeiros
Segundo o Ministério da Saúde, o recomendado é ingerir 2.000 miligramas de sódio por dia. Como cada grama de sal de cozinha (equivalente a um sachê desses de restaurante) contém cerca de 400 miligramas de sódio, seriam cerca de 5 pacotinhos — o consumo brasileiro, no entanto, é de cerca de 10 pacotinhos. O consumo excessivo de sal pode provocar hipernatremia e levar a graves problemas de saúde com o passar do tempo.
O Incrível.club preparou uma lista com os sinais que costumam aparecer no organismo de quem come sal demais.
Seus anéis estão ficando apertados nos dedos, seus pés estão inflamados e seus olhos ficam inchados pela manhã? Se a resposta for sim, provavelmente você está ingerindo mais sal do que deveria. A condição na qual o corpo começa a reter líquido como consequência do consumo exagerado de sal se chama edema, e deve ser tratada com uma dieta rígida.
6. Excesso de sede
O sódio presente no sal ajuda a equilibrar o nível de líquido no corpo. Quando você passa do ponto no consumo de sal, seu organismo passa a precisar de mais líquidos para o serviço de “limpeza”, permitindo aos músculos e outros órgãos que funcionem corretamente. É assim que seu corpo corrige a relação entre sódio e água, e beber bastante líquidos é a melhor maneira de fazer as coisas voltarem à normalidade.
- Lembre que não beber a quantidade certa de água obriga seu corpo a retirar líquidos das células, provocando um quadro de desidratação.
5. Alterações na urina
Via de regra, o acúmulo de sódio no corpo provoca alterações graves na urina, que podem acontecer por duas razões:
- Consumir sal demais faz com que os rins trabalhem por mais tempo para eliminar a substância do corpo. Isso pode provocar uma doença renal que deixa a urina quase ou totalmente transparente, além de mais frequente.
- Ter sódio em excesso no corpo pode ser resultado da perda de líquidos que muitas vezes acaba levando à desidratação. Quando há uma perda significativa de água no organismo, a produção de urina diminui, e ela fica espessa, adquirindo uma cor amarela escura.
4. Dor constante nos ossos
O consumo de sal pode ser um grande obstáculo para ter ossos fortes. Quando a pessoa ingere muito sal, os rins não conseguem eliminá-lo totalmente, e isso aumenta muito a perda de cálcio. Uma deficiência crônica de cálcio pode causar fraqueza óssea, problemas dentários e até levar ao desenvolvimento de osteoporose.
3. Cãibras musculares
Manter o equilíbrio adequado entre sódio e potássio é crucial para a saúde, já que esses elementos químicos são responsáveis pela contração muscular. Quando esse equilíbrio é alterado pela ingestão em excesso de alimentos salgados, a pessoa tem cãimbras, pressão elevada e dor nos músculos.
2. Dores de cabeça persistentes
O consumo excessivo de sódio aumenta o volume do sangue, para que ele ocupe mais espaço nos vasos sanguíneos. Essa expansão dos casos leva à pressão arterial alta (hipertensão), que, por sua vez, pode desencadear dores intensas de cabeça.
1. Problemas cognitivos
A hipertensão causada pela elevada ingestão de sal pode prejudicar as artérias que conduzem ao cérebro. Isso pode afetar a capacidade de pensar com clareza e dificultar a concentração nas tarefas do dia a dia.
Além disso, a desidratação pode atingir a memória, provocar sensação de cansaço e fazer com que você demore mais para reagir às situações.
Bônus: como diminuir o consumo de sal
- Boa parte do sal que ingerimos é aquele que está presente nos alimentos que compramos — e não o que acrescentamos na comida. Por isso, procure mantenha distância dos “vilões salgados”: pães, pizzas, sanduíches e hambúrgueres, embutidos e carnes curadas, por exemplo.
- Evite alimentos processados, já que costumam ter não apenas aditivos e conservantes, mas também muito sódio.
- Confira sempre as informações nutricionais presentes nos rótulos e observe a porcentagem de sódio. É melhor escolher alimentos com 5% ou menos do valor diário recomendado.
- Experimente novos sabores! Em vez de usar sal, tente realçar o sabor dos alimentos usando ervas frescas ou secas, ou então temperos ácidos, como suco de limão e vinagre.
Nossas Redes Sociais