Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

QUE FIM LEVOU A TVA ?

Uma das pioneiras no segmento de TV por assinatura no Brasil 📺, a Televisão Abril (TVA) conquistou um grande número de clientes no início da década de 1990, ao disponibilizar vários canais famosos transmitidos no exterior 🌍. CNN, ESPN, TNT e HBO foram alguns deles 🎥🏈🎬.


Lançada em 1991 🚀, a operadora fazia parte do portfólio do Grupo Abril, um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil 📚, que detém marcas como Veja, Capricho, Super Interessante, Quatro Rodas e Bravo!, entre outras revistas. Alguns anos depois, passou a oferecer mais serviços, como a internet banda larga 🌐, acompanhando as tendências do mercado.

Concorrente direta da NET, outra operadora de TV a cabo de grande popularidade da época, a TV por assinatura da Abril começou atuando nas cidades de São Paulo (SP) 🏙️, Curitiba (PR) e Brasília (DF). Posteriormente, chegou a Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Belém (PA), ainda com o nome original.

Quando estreou, a TVA chegava aos seus assinantes por meio do sistema a cabo e pelo Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal (MMDS) 📡. Esta última tecnologia de comunicação sem fio era uma alternativa para as regiões sem cabeamento, mas depois teve parte da frequência dedicada ao 4G 📶.

A operadora começou com a oferta de cinco canais: TVA Filmes (Showtime), TVA Esportes (ESPN), TVA Notícias (CNN), TVA Clássicos (TNT) e TVA Super (The Superstation). Posteriormente, incrementou seu portfólio com os canais Cartoon Network, HBO, Discovery Channel e Fox 🦊.

MTV Latino, Country Music Television (CMT), Eurochannel e HBO 2 chegaram em 1995, mesmo ano em que o canal TVA Esportes deu origem à ESPN Brasil, em parceria com a ESPN International. Foi nessa época que a empresa também lançou a TVA Digisat, a primeira operadora de TV via satélite com sinal digital do país 🛰️.

No ano de 1999, a companhia deu um novo passo com a estreia da Ajato, serviço de internet banda larga que estava presente em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ) 🌐. Os pacotes ofereciam velocidades de 20 Mbps, 40 Mbps e 100 Mbps, um salto enorme em comparação com o desempenho da internet discada 📞.

Já na primeira década dos anos 2000, a tradicional operadora adicionou mais canais aos seus pacotes, como Animal Planet, Boomerang, National Geographic e The History Channel. Também chegaram os aguardados canais Globosat, como SporTV, SporTV 2 e Globonews, após uma longa disputa judicial ⚖️.

Outro destaque do período foi a estreia de mais serviços, como o TVA DVR, que possibilitava a gravação de programas, e o TVA Voz Residencial, adicionando a telefonia fixa aos seus pacotes 📞. Canais de áudio e pay-per-view, incluindo o Premiere Futebol Clube, também estavam presentes na oferta ⚽.

De olho no crescimento da operadora do Grupo Abril, a espanhola Telefônica comprou 49% das ações ordinárias da TVA em 2007, dando início a uma série de mudanças que levariam ao fim da marca lançada no início dos anos 1990 📉. O negócio também envolveu 100% das operações de MMDS em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Na época da venda para a controladora da Vivo, a TVA tinha cerca de 320 mil assinantes, a maioria nas regiões Sul e Sudeste, o que representava uma fatia de 7% do mercado de TV por assinatura do Brasil 📊. O segmento era liderado pela NET, com 38%, seguida pela Sky/DirecTV com 31%.

Por volta de 2009, a TVA passou por algumas reformulações em seus canais de atendimento e no site, ganhando uma maior integração com a marca da nova proprietária. As mudanças também incluíram a estreia da revista Imagine e a substituição do Canal TVA pelo Imagine TV 📰.

Finalizando a compra da operadora do Grupo Abril em 2012, quando adquiriu 100% das ações, a Telefônica decidiu encerrar a marca TVA em todos os produtos nos quais ela estava presente. No dia 15 de abril daquele ano, a empresa de TV por assinatura passou a se chamar Vivo TV 📴.

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO