Este mito de que linux é difícil e pouco utilizado, caiu por terra já há algum tempo. Você, que nem é profissional da área de informática, utiliza o Linux todos os dias e não sabe disso.
Bom, pra começar, vamos relembrar rapidamente o que é linux.
Linux é um sistema operacional que pertence ao chamado nicho Open Source, ou seja, código aberto. É um software free, ou seja, não é necessária a aquisição de licenças de uso.
Na verdade o nome Linux se refere ao kernel (núcleo) do sistema, os aplicativos que rodam em cima do kernel e que são desenvolvidos por diversas pessoas diferentes, ajudam a controlar as interfaces, periféricos dentre outros.
As principais razões para a adoção do Linux, além do fato de ser Open source, o que reduz custos, se justificam por possuir um maior desempenho e evitar a dependência de fornecedores.
25 anos após sua introdução no mercado, o Linux é hoje amplamente aceito e considerado muito seguro pelos profissionais de TI.
É mais seguro por que os rackers optam por desenvolverem malwers para estações de trabalho que rodam em outras plataformas.
- 95% dos serviços de internet que você utiliza diariamente, no trabalho ou em casa, são disponibilizados através de servidores que rodam em linux. Isto por que, como já foi dito, seu desempenho é melhor do que os demais sistemas operacionais;
- Sabe aquele roteador ou modem que você tem em casa, que faz seu acesso à internet? Também roda em cima do linux. E você não sabia….
- Por ser muito estável, a maioria dos sistemas de controle de tráfego aéreo, que controlam a decolagem e pouso em diversos aeroportos ao redor do mundo, utilizam linux;
- A bolsa de Nova York, já há alguns anos, optou em função da redução de custos, utilizar o linux;
- Agora, pasmem, seu smarth phone Android, também roda em cima da plataforma linux.
Nossas Redes Sociais