Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

iPhone Fold: a Apple lançará um celular dobrável?

O mercado de smartphones dobráveis está a todo vapor, com marcas como Samsung, Xioami e Motorola saindo na dianteira desse segmento. Porém, uma importante companhia ainda não reclamou sua fatia no mercado desses equipamentos, deixando aquela dúvida no ar.

Apple não é o tipo de empresa que dá um passo maior que a própria perna no que diz respeito a novas tecnologias, e sequer anunciou estar trabalhando em um smartphone dobrável. Porém, uma série de rumores e patentes podem ter confirmado que o futuro iPhone Flip ou iPhone Fold está em desenvolvimento, mas ainda deve demorar a sair.

Tela de 8 a 9 polegadas

Um dobrável não é um dobrável sem um display potente com as características básicas para fazer isso acontecer. O problema é que desde 2016 inúmeras fontes sugeriam que a Apple estava trabalhando junta com a LG numa solução de telas dobráveis, visto que a companhia era umas referências em protótipos naquela época.

Caso fosse confirmada a parceria, é provável que veríamos uma tela de 7,5 polegadas com painel OLED. Porém, informações mais recentes do famoso analista Ming-Chi Kuo sugerem que a companhia estaria trabalhando num smartphone com tela de 8 polegadas, maior do que os atuais Galaxy Z Flip e Fold 4, por exemplo, além de outro dispositivo com display de 9 polegadas.

Além das informações de Kuo, uma reportagem da Bloomberg indicava que a Apple realmente tem interesse no segmento, mas começou o desenvolvimento há pouco tempo e está contida apenas em estudar os displays para construir o aparelho, e ainda não possui protótipos de um iPhone dobrável em seus laboratórios.

O famoso insider Jon Prosser também entrou na brincadeira de vazamentos para dar mais detalhes, afirmando que a companhia está trabalhando em um celular com duas telas separadas por uma dobradiça, em vez de um único grande display como no Galaxy Z Fold. No entanto, Prosser foi categórico ao dizer que a empresa estaria testando diversas soluções e ainda não tem certeza se lançará alguma delas.

Rumores antigos até afirmavam que a Samsung e a Corning estaria vendendo displays para Apple construir seu próprio smartphone dobrável. Dito isso, fica difícil saber quem está falando a verdade, visto que as três principais fontes citadas possuem grande credibilidade na indústria.

As patentes

Ter uma patente não significa que uma empresa de fato irá lançar um produto similar a esse protótipo, mas certamente indica que há pesquisas e o mínimo interesse para desenvolver um projeto voltado a esse segmento.

Em 2016 a primeira patente desse tipo de smartphone vazou na internet, mostrando algo muito próximo ao que já estamos acostumados a ver com a linha Galaxy Z Fold. Em 2019 e 2020 a Apple estava estudando soluções para evitar vincos e micro danos nos displays dobráveis, apresentando capas protetoras e materiais mais resistentes na produção dessas telas.

Em março foi revelado um projeto inovador, que permitiria que duas telas distintas se comportassem como uma quando aproximadas, algo que pode vir de encontro ao rumor de Jon Prosser.


Conceitos

Com diversas informações espalhadas pela internet ao longo dos anos, os especialistas começaram desenvolver artes conceituais, baseadas nos vazamentos, de como o Iphone Fold ou iPhone Flip poderia ser.

Caso estivéssemos falando de um iPhone Flip, uma das primeiras renderizações a viralizar foi do canal iOS Beta News, mostrando um aparelho com uma evidente divisória na parte traseira e display reto na frente, além de um grande display traseiro.

Ainda nessa pegada, que é a que mais se repete entre os renders, os famosos criadores do Let's Go Digital junto ao canal Technizo Concepts apresentaram uma proposta similar e mais neutra em relação a anterior, deixando a dobradiça menos aparente.


Outro famoso em artes conceituais, o artista Antonio de Rosa criou um dos mais atrativos modelos, com um módulo gigantesco de câmeras na parte traseira, e uma pequena tela para mostrar informações básicas.

Por fim, o aparelho que mais se assemelharia a um iPhone Fold não tem exatamente uma tela dobrável, e seria a mais próxima da descrição dada por Prosser. O modelo parece com dois celulares unidos por uma divisória.

Lançamento

As duas principais fontes que indicam datas de lançamento para o iPhone dobrável, os analistas Ming-Chi Kuo e Ross Young, revelam que o público terá que esperar deitado pela chegada dos aparelhos, visto que a Apple só deve lançar um dispositivo dessa magnitude em 2025 ou depois.

iPhone dobrável: é real ou não?

Por fim, vale salientar que atualmente é difícil cravar com certeza se a Apple vai lançar um smartphone dobrável nos próximos anos, embora haja sim uma grande tendência para isso acontecer. O formato e as tecnologias embarcadas, por razão do desencontro de informações e a diversidade de rumores espalhados, ainda são uma espécie de incógnita.

Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO