Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Empresa cria aplicativo capaz de diagnosticar depressão pela voz

A depressão é um grande problema e acabou se agravando ainda mais durante a pandemia de Covid-19, porém, muitas pessoas não fazem ideia que podem estar enfrentando essa doença, o que dificulta o momento de procurar o tratamento para o quadro.

Pensando nisso, as fundadoras da startup Kintsugi criaram um aplicativo capaz de detectar a depressão por meio da voz das pessoas, o que facilita o encaminhamento de pacientes para o tratamento médico e psicológico.

De acordo com a cofundadora da empresa, Rima Seiilova-Olson, o aplicativo para voz foi escolhido como forma de detectar a depressão devido ao costume das pessoas de falarem de maneira monótona quando estão deprimidos.

“O retardo psicomotor é o processo de desaceleração do pensamento e dos movimentos musculares. E é universal, não importa onde você nasceu ou que idioma você fala”, completou.

O app ainda garante o sucesso no diagnóstico devido ao processo de aprendizado de máquina que utilizou diversas amostras, muito mais do que um próprio profissional médico pode analisar, para chegar ao nível de comparação.

Empresa cria aplicativo capaz de diagnosticar depressão pela voz. Imagem: Aonprom Photo/Shuttersotkc

A ferramenta mede a probabilidade de depressão na escala GAD-7 (0-21), como zero sendo bom e 21 sendo severamente deprimido. Assim que o paciente concede a permissão ao app, os níveis são enviados ao médico, com proteção do sigilo médico-paciente.

“Nosso modelo de rede neural foi treinado em dezenas de milhares de vozes deprimidas. Então pode ser como um conjunto de psiquiatras, mas é muito mais sensível. Pode pegar mesmo quando a depressão está em níveis leves ou moderados”, explicou a cofundadora.

Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO