Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Médicos alertam: nunca vá ao banheiro “por precaução”

Algumas pessoas têm uma bexiga pequena; Outros podem ficar sem ir ao banheiro por horas. Quantas vezes cada um precisa fazer xixi, é uma questão individual, mas urinar como "prevenção", antes de, de fato, sentir vontade, não é uma boa ideia.

Micção muito frequente ou pouco frequente?

Algumas pessoas não sentem necessidade de urinar logo, não importa o quanto líquido tenham ingerido. Outros correm para o banheiro assim que têm a chance. Se você urina frequentemente ou pouco depende da capacidade da sua bexiga.

Existem, no entanto, orientações médicas para quando essas idas ao banheiro ainda estão dentro da faixa de função normal da bexiga e quando começar a se preocupar.

Um fator é muitas vezes subestimado, como revelaram dois médicos à revista online Self.


Capacidade da bexiga

A bexiga é um reservatório intermediário para a urina produzida continuamente pelos rins. Ela permite reter a urina e liberá-la voluntariamente de tempos em tempos. Para que isso funcione, um esfíncter interno e um esfíncter externo param o líquido.

A capacidade da bexiga varia de pessoa para pessoa: a de um adulto pode conter de 900 a 1.500 ml, mas, como regra, uma forte vontade de urinar é sentida muito mais cedo, sendo, nas mulheres, com cerca de 250 a 550 ml, e em homens cerca de 350 a 750 ml.


É normal urinar com frequência

Uma pessoa que ingere líquido suficiente consegue produzir cerca de 1.500 a 2.000 ml de urina por dia. Para uma bexiga saudável corresponde a 2 a 8 visitas ao banheiro. Beber café, Coca-Cola ou cerveja aumenta essa frequência, pois a cafeína e o álcool têm efeito diurético. Por outro lado, os atletas precisam urinar com menos frequência, pois suam muito e eliminam líquido pelos poros.

A margem relativa ao número de micções normais por dia é, portanto, muito ampla. Em geral, pode-se dizer que é melhor urinar com frequência do que raramente, porque a urina elimina toxinas.

Mas atenção: como alertam as médicas Amy George e Fara Bellows, não se deve ir ao banheiro por precaução, por constrangimento ou em horário fixo. O corpo desaprende a ouvir os sinais naturais da bexiga. A consequência pode ser uma bexiga hiperativa (para mais informações, veja abaixo).


O que a cor da urina revela

Para saber se a frequência da micção indica uma disfunção da bexiga ou outros problemas de saúde, o simples número de idas ao banheiro tem apenas um valor indicativo limitado. Uma olhada na cor da urina fornece mais pistas:

  • Urina amarela clara e de baixo odor: está tudo bem. O corpo elimina fluido suficiente.
  • Urina de cor escura e cheiro forte: alta concentração de toxinas. De manhã, quando você acorda, é normal. Por outro lado, durante o dia, essa urina é um sinal de micção insuficiente.
  • Urina amarela pálida e micção frequente: ou você ingeriu líquidos de mais ou sua bexiga está hiperativa.

Micção fraca

As pessoas que raramente precisam ir ao banheiro devem ficar atentas à ingestão de água: em adultos, recomenda-se beber entre 1.500 e 2.000 ml por dia. Por outro lado, a micção fraca, apesar da ingestão adequada de líquidos, pode ser um sinal de problemas renais. Neste caso, um médico deve ser consultado.

Reprimir a vontade de urinar regularmente também não é uma boa ideia: pode atrapalhar o sistema de sinalização natural da bexiga. Na pior das hipóteses, pode até levar a uma congestão renal extremamente dolorosa.


Micção excessiva

A bexiga hiperativa pode ter várias causas. No entanto, as mulheres e os idosos são mais frequentemente afetados. As causas mais comuns são:

  • Necessidade psicológica de urinar: se você é muito cuidadoso e vai ao banheiro com mais frequência do que o necessário, você acostuma sua bexiga a intervalos curtos. Este é o cenário contra o qual já alertamos acima. Uma vez que a bexiga é condicionada a intervalos curtos, é necessário um treinamento direcionado para recuperar uma sensação saudável de "plenitude".
  • Fraqueza do assoalho pélvico: após o nascimento de uma criança, a musculatura do assoalho pélvico da mulher deve se estabilizar novamente. Caso isso não aconteça, a vontade de urinar também será afetada. A fisioterapia fortalece os músculos do assoalho pélvico e reduz a incontinência urinária.
  • Hipertrofia da próstata: quase um em cada dois homens com mais de 50 anos tem próstata aumentada. Isso estreita a uretra, o que leva a um aumento da necessidade de urinar enquanto a bexiga ainda não está cheia.
  • Diabetes: Na diabetes, o corpo tenta eliminar o açúcar presente no sangue através da urina. Sede intensa e micção frequente estão, portanto, entre os primeiros sinais da doença.
  • Infecção do trato urinário: se a micção é dolorosa, em muitos casos a causa é uma infecção do trato urinário. Beber bastante água e tomar antibióticos são métodos de tratamento comuns.


Se você tiver dúvidas ou problemas com a micção, é melhor entrar em contato diretamente com um urologista. Uma disfunção da bexiga pode ser tratada com sucesso em muitos casos.

Fontes: fitbookfitforfunabena

Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO