Como surgem as cáries?
As bactérias, que estão presentes naturalmente na boca, são responsáveis por transformar os alimentos, principalmente o açúcar e o amido, em ácidos. Elas se juntam a esses ácidos e aos restos de alimentos e formam a placa, que adere ao dente e começa a se acumular dentro de 20 minutos depois que você come, pois este é o período de maior atividade bacteriana. Caso ela não seja removida de maneira correta, problemas como o tártaro e as cáries podem surgir.
Os ácidos da placa dissolvem a superfície esmaltada e criam as cáries, que são orifícios nos dentes. Elas geralmente não causam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Caso não sejam tratadas, podem evoluir para o caso de abscesso dentário ou até mesmo causar a perda dos dentes.
O que causa o problema?
Diversos fatores podem influenciar no surgimento da cárie. Alimentos mais fáceis de ficarem presos aos dentes por um longo tempo, como doces, frutas secas e bolos, por exemplo, têm mais chances de causar cárie do aqueles que são facilmente dissolvidos pela saliva.
Não escovar os dentes logo após as refeições também pode levar à formação de placas, que propiciam as cáries. Uma escovação frequente e feita de maneira correta pode ajudar a prevenir o problema. Isso porque, além de remover os resíduos de alimentos, o flúor, presente na maioria dos cremes dentais, ajuda a prevenir as cáries e pode até mesmo reverter os estágios iniciais de danos aos dentes.
Nossas Redes Sociais