Assim como se espreguiçar ao acordar ou abrir as cortinas, tomar uma xícara de café faz parte da rotina matinal de muitas pessoas. A bebida acelera os níveis de energia com apenas uma dose de cafeína e para uma fatia da população, ativa rapidamente a atividade intestinal ao disparando uma vontade urgente de ir ao banheiro.
Diante da popularidade do café, ainda mais no Brasil, é uma surpresa sabermos pouco acerca de como a bebida afeta o trato gastrointestinal, disse Robert Martindale, professor de cirurgia e diretor médico de serviços de nutrição hospitalar na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon.
Por outro lado, Martindale contou que na população em geral, a porcentagem de pessoas que têm uma resposta intestinal após beber café é provavelmente muito maior. Ele estimou em cerca de 60% de seus pacientes e também não notou nenhuma diferença entre homens e mulheres.
Beber uma xícara de café pode estimular a extremidade oposta do trato gastrointestinal em minutos e significa que “provavelmente passa pelo eixo intestino-cérebro”, segundo Martindale. A chegada do café ao estômago envia uma mensagem ao cérebro, que “estimula o cólon a dizer: ‘Bem, é melhor esvaziar, porque vem descendo coisa na correnteza'”.
Uma análise de 2020 mesclou os resultados de sete ensaios clínicos e descobriu que beber café permitiu que pacientes que haviam se submetido a uma cirurgia colo retal ou ginecológica suportassem alimentos sólidos em média 10 e 31 horas antes. O café acabou reduzindo o tempo para a primeira evacuação, em média de 15 a 18 horas.
Além disso, a nutricionista Sonya Angelone, que é porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, alertou contra a dependência excessiva do café com o objetivo de evacuar com regularidade. Pois se alguém está constipado “não é porque tem deficiência de café”, segundo ela.
A Food and Drug Administration (FDA, agência reguladora americanao) explicou que é seguro para a maioria das pessoas beber 400 ml de cafeína, que seria cerca de quatro ou cinco xícaras de café por dia. Mas as pessoas metabolizam a cafeína de maneira diferente, então esse limite pode variar.
Uma caneca de café contém uma pequena quantidade de fibra, cerca de um grama por 240ml. “O café é uma daquelas coisas que, ao contrário de outros alimentos, se incomoda você, você sabe disso”, concluiu Angelone.
Fonte: O Globo
Nossas Redes Sociais