Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Polícia interdita fábrica de pneus Crystone em Petrópolis.

 Via RJTV


A Empresa Crystone que funciona há mais de 20 anos no Bairro da Posse em Petrópolis, foi interditada essa tarde pela Polícia Civil. Junto aos pneus de Caminhão e carros foram encontradas carcaças de pneus de motos que sofrem o processo chamado de 'REMOLD", acontece que Desde abril de 2004, o uso de pneus reformados é proibido em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações. A Resolução nº 158, que define a regra, foi sancionada em abril de 2004 e dá origem a multa grave, perda de cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e prejuízo de R$ 195,23.



Lê-se, em pneu reformado, pneu recauchutado, recapado ou remold. De acordo com o texto do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os dispositivos reformados não oferecem condições mínimas de segurança para uso em veículos automotores de duas ou três rodas.

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) explica que os pneus são fundamentais para a segurança do usuário, pois são os únicos pontos de contato dos automóveis com o solo. Em um veículo de duas rodas o risco é ainda maior: “uma falha pode causar perda total de controle e ocasionar um acidente com risco fatal”.

A reforma consiste em raspar a carcaça de um pneu usado e adicionar uma nova banda de rodagem de borracha. No entanto, o pneu de moto reformado não é capaz de produzir a curvatura e dimensões originais projetadas (ombro, flancos e banda de rodagem). O que pode causar menos estabilidade em curvas, maior distância de frenagem, formação de bolhas, rugas e deslocamento.

A reportagem procurou os responsáveis pela fábrica porém não tiveram retorno.

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO