by Newsfeed · December 27, 2018
Sim, além de renovar nosso entusiasmo para decidir e acionar o que de fato deve ser decidido e acionado.
Pesquisas mostram que 90% das empresas europeias e americanas utilizam Coaching; 95% das empresas listadas na Fortune 500 utilizam a Metodologia Coaching para aumentar a eficácia do seu pessoal. Uma das alternativas em tempos de crise seria ‘ralar’ muito para evitar o desânimo geral, por não saber o que fazer para melhorar a situação.
Cultivar o Autoconhecimento (conhecer suas características, sentimentos, inclinações, capacidades, habilidades, etc.) levará à Autorrealização (o ato ou efeito de realizar a si próprio), algo vital a quem quiser manter-se entusiasmado.
Em Psicologia, autorrealização é a tendência de um indivíduo, ou de qualquer organismo vivo, desenvolver todas as suas possibilidades de crescimento. Seres humanos, porém, só alcançarão esse estado pelo autoconhecimento.
Buda Gautama nos legou: “O objetivo principal é a autorrealização íntima do ser, que não deve ser negligenciada pelos objetivos secundários. O melhor serviço que pode ser feito aos outros é a libertação de si mesmo”…
O Autoconhecimento nos mostra quando e como mudar nossa forma de pensar e, principalmente, traz à Luz de nossa Consciência as limitações e potencialidades intrínsecas que ainda estavam inconscientes em nossa mente.
Está claro, pelo menos para mim, que um ser mais consciente acelera o alcance de suas metas e objetivos. A busca do Autoconhecimento poderá ser facilitada com métodos e técnicas do Coach de Alta Performance.
HÁ ALTERNATIVAS PARA A METODOLOGIA DO COACHING?
Sim, a Meditação, porque a prática da meditação, também chamada de Mindfulness pelos profissionais do meio, pode aumentar seu foco, relaxar corpo e mente, além de melhorar sua capacidade de decidir e interagir no meio.
Cada vez que nos conectamos com o nosso Eu Superior vivemos o presente (um Presente), ao invés de ficarmos vagando entre pensamentos passados e futuros. É aí que as coisas acontecem, em cada momentum de nossas vidas!
Viver o ontem e o amanhã, se esquecendo do hoje, dá espaço à procrastinação e ao conformismo. Mas, no aqui e no agora, uma mente em meditação vai acessando naturalmente o centro da criatividade e vai sempre inovando.
Lembre-se de que passamos a maior parte do tempo nos estressando, por termos hábitos mentais inconscientes e comportamentos reativos. Ou seja, ignoramos o que poderia nos tornar mais atentos e conscientes. Pior, nós ainda nem sabemos como nos relacionar com o mundo interior e exterior, se for tudo-junto e ao-mesmo-tempo…
O ideal é aumentar nosso grau de consciência para ir eliminando hábitos mecânicos e inconscientes. O ideal também é mudar de comportamento, de reativo para ativo. O reativo é impulso inconsciente ou condicionamento mental, regido pelos problemas psicológicos de cada um, o que desgasta a todos e induz ao erro frequente. O ativo é bom, por ser pensado, planejado e elaborado, o que nos conduz a fazer escolhas conscientes, claras, simples e objetivas.
MEDITAR É PECADO?
Há religiosos que condenam o “esvaziar a mente”, assim como há os que indicam. Se você entende que é certo e justo meditar, MEDITE!… Se for meditar, há ‘N’ métodos na Web para facilitar o “entrar no Estado Meditativo”.
Meditação é uma prática milenar, adotada pelos Grandes Seres de nossa história. São Seres de Luz capacitados a fazer ‘upgrades’ da nossa forma de ser e de estar aqui na Terra (Buda, Moisés, Jesus Cristo, Maomé, Gandhi, outros).
SE OS ILUMINADOS MEDITAM, POR QUE NÓS NÃO MEDITARÍAMOS?
Entendo que ‘pecado’ nada tenha a ver com o fato de alguém procurar melhorar sua capacidade, seu corpo e sua mente. Creio que o bom e o bem se equilibram nos pensamentos e emoções mais saudáveis, flexíveis e racionais.
Você não precisa ser espiritualizado para meditar e buscar o Autoconhecimento e a Autorrealização. Você não precisa orar para atingir essa condição. Mas, se a oração te ajudar: ORE!
MEDITAR É BOM MESMO?
Sim, segundo a Forbes até grandes companhias, como a Apple e o Google, notaram os benefícios da meditação e encorajam seus funcionários a praticá-la. Eu descobri que a meditação me ajuda a decidir mais assertivamente, porque nos pensamentos e ideias que se apresentam, não por acaso, eu encontro “soluções inspiradas”.
O maior defensor do autoconhecimento foi Sócrates, e ele afirmou que nenhum indivíduo era capaz de praticar o mal conscientemente e propositadamente, mas que o mal era um resultado da ignorância e falta de autoconhecimento. Encerro esse Artigo valorizando o Autoconhecimento – ou o “Conheça-te a ti mesmo” -, condutor à Autorrealização.
Moracy das Dores é um Mercadólogo reconhecido pelo MEC, especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Atual Consultor de Marketing e Endomarketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”.
Nossas Redes Sociais