Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

O que são traças e como se livrar delas?

Segredos do Mundo
Traça é o nome que usamos para designar dois tipos de insetos que encontramos pela casa. As traças dos livros fazem parte da ordem Zygentoma. Já as traças de roupa é da ordem Lepidoptera, que é a fase larval das mariposas.
Esses insetos têm alguns hábitos que precisamos entender. Especialmente para saber sua importância no ciclo ambiental. Além de como evitar que elas apareçam e como se livrar delas sem prejudicar a natureza.

O que são traças?

De acordo com o biólogo e pesquisador da área de entomologia da USP (Universidade de São Paulo), Bruno Zilberman: – a traça de livros fazem parte de um grupo de insetos mais “primitivos”. Isso porque possuem diversas características semelhantes aos primeiros insetos que habitaram a Terra, há milhões de anos.
“Uma dessas características, por exemplo, é a ausência de asas. O seu tamanho é de pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm); e a forma do corpo alongada, achatada, com três filamentos caudais e coloração em geral acinzentada, faz com que sejam animais bem distintos e facilmente reconhecíveis.”
Além disso, são ametábolos. Ou seja, sua forma juvenil é muito parecida com a fase adulta. Elas tem hábitos noturnos e são muito ágeis. Podendo se locomover rapidamente. Entrando facilmente em frestas de móveis, armários e caixas. Gostam de ambientes escuros e úmidos.
– a traça de roupas: “que podem estar presentes em nossas residências, são de um grupo diferente de insetos, da Ordem Lepidoptera, e são pequenas mariposas.
Uma diferença marcante delas para as traças-dos-livros é que estas mariposas, usualmente chamadas de “traças-das-roupas”, possuem o desenvolvimento holometábolo, o que significa que a fase jovem é radicalmente diferente da fase adulta.”, explica Zilberman.
É importante saber que esses insetos, quando na fase adulta (mariposa) possuem sistema digestório atrofiado, ou seja apenas as lagartas se alimentam. A fase jovem desse animal é fácil de reconhecer, já que se deslocam pelas paredes enquanto ficam protegidas dentro de um envoltório achatado.

Do que as traças se alimentam?

Primeiro, não existem estudos que indiquem que qualquer uma delas faça mal à saúde. Segundo, as traças de livros se alimentam de todo tipo de substância que contenha amido. Em nossas residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede.
Além de vegetais e alimentos que contenham essa substância. Ah, e claro! Como o próprio nome sugere, os livros! O amido presente na cola de encadernação, pigmentos de tinta e o próprio papel são um verdadeiro banquete para esses insetos.
No caso da traça de roupas, se alimentam de queratina. Lembrando que os adultos (mariposas) não se alimentam. Mas o problema aparece mesmo quando a fêmea coloca ovos em alguma roupa, oou pedaço de tecido, de origem animal (lã, peles, casimira).
Como os tecidos sintéticos não possuem queratina estão livres desses animais.
Como se livrar das traças?
Zilberman aconselha: “A primeira coisa a se fazer é a prevenção, evitando o acúmulo de papéis velhos, mantendo os livros e revistas em lugares adequados e limpos. Devemos ficar de olho em lugares escuros e úmidos, onde as traças gostam de ficar; e também é comum elas virem em caixas que trazemos das ruas.
A “limpeza” é a palavra-chave, e devemos manter limpos rodapés e frestas com aspirador de pó, reduzindo a disponibilidade de alimento para esses animais.” Para se livrar do outro tipo de traça, é saber em que condições guardamos nossas roupas. Agora já sabemos que elas gostam de locais quentes e úmidos.
Então, devemos colocar as roupas em locais limpos, arejados e secos. Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depois em um freezer por alguns dias. Isso acaba matando os ovos e as lagartas infestantes.
Alguns métodos naturais para deixar esses insetos longe é usar folhas de louro em gavetas e armários. Ou o cravo-da-Índia, em sachês, espalhando por armários, gavetas e estantes.

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO