Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Estudar de graça - 6 países com cursos grátis ou quase

    Quando o assunto é estudar de graça fora do país, os destinos mais procurados pelos brasileiros são Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, de acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Internacionais e Culturais (Belta). Embora os EUA estejam em primeiro lugar, o fato é que o sonho americano muitas vezes esbarra num ponto difícil de ser superado: o alto custo!

    No entanto, existem países em que é possível estudar de graça ou a preços bem menores, e o melhor: os programas são em inglês, mesmo essa não sendo a língua oficial de alguma dessas nações. O Estudar Fora reuniu a seguir seis opções de lugares onde o intercâmbio é bem mais acessível:

    Estudar de graça na Alemanha

    O ensino superior na Alemanha é gratuito, inclusive para estrangeiros, e você pode estudar de graça nas universidades públicas do país que são mundialmente reconhecidas. Em boa parte dos casos, o estudante precisa pagar apenas uma taxa administrativa semestral, que vai de 150 a 250 euros. Não é necessário saber falar alemão para se candidatar a um curso superior, já que há vários programas em inglês nas instituições alemãs.
    Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, por exemplo, oferece o curso de mestrado em ciências bioeconômicas de graça e em inglês. São 45 vagas e o estudante deve apenas pagar cerca de 160 euros em taxas administrativas. a Universidade é realmente linda, considerada umas das mais belas da Europa e se você quiser pode fazer o tour virtual para conhecer!
    Estudar de graça na Universidade de Hohenheim
    Estudar de graça na Universidade de Hohenheim

    Porém, o estudante que opta pela Alemanha precisa comprovar que possui dinheiro para se sustentar: geralmente, o governo exige 8.000 euros para um ano. O país autoriza universitários brasileiros a trabalhar 120 dias por ano em tempo integral ou 240 dias meio período.

    Pós Graduação na França

    A França possui mais de 76 cursos de graduação em inglês, mas a maioria é oferecida por universidades particulares e costuma ser cara. Já para quem procura pós-graduação, há preços bastante atrativos.
    O mestrado de engenharia de nanotecnologia da Universidade de Lyon, por exemplo, custa cerca de 500 euros por ano (mesmo para estudantes não europeus), já com o seguro saúde incluso. O curso tem duração de dois anos e as aulas são em inglês.
    Já a pós-graduação em Estudos Culturais Comparados da Universidade Jean Moulin, em Lyon, custa 250 euros e tem duração de dez meses.
    Segundo o governo francês, o universitário precisa de 430 euros por mês para se manter enquanto estuda no país. Alunos internacionais podem trabalhar até 964 horas ao ano na França, o que corresponde a 60% da carga horária de uma pessoa com emprego em tempo integral.

    Portugal – pós com ótimos preços

    Assim como a França, a maioria dos cursos de graduação em Portugal têm custo elevado. Contudo, para quem busca pós-graduação, o país pode ser uma excelente opção. O mestrado em Energia Sustentáveis, do Instituto Politécnico do Porto, por exemplo, custa 950 euros ao ano e dura dois anos. Já o mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação, oferecido pela Universidade Lusófona, dura dois anos e custa, em média, 720 euros.

    Finlândia com 450 cursos grátis

    A Finlândia é uma das nações com melhor qualidade de ensino e de vida do mundo. O país oferece cerca de 450 programas de pós-graduação em inglês, todos completamente gratuitos, independentemente da nacionalidade do aluno. É o caso do mestrado em Arquitetura, oferecido pela Tampere Universityof Technology e com duração de dois anos.
    Estudar de graça Mestrado em Arquitetura da Tampere Universityof Technology
    Estudar de graça Mestrado em Arquitetura da Tampere Universityof Technology

    No entanto, o aluno precisará arcar com seus gastos pessoais. O país permite que universitários não europeus trabalhem 25 horas por semana durante o período letivo.
    Quer saber mais? Clique aqui para saber mais sobre os cursos de graduação e pós gratuitos. O site da embaixada da Finlândia no Brasil oferece também diversas informações em português  para quem pretende estudar lá.

    Estudar de graça na Noruega

    Todas as universidades públicas da Noruega são gratuitas, e o estudante (mesmo estrangeiro) deve apenas pagar uma taxa semestral de 30 a 60 euros. Há várias opções de cursos em inglês no país: só de pós-graduação são mais de 200. É o caso, por exemplo, do mestrado em economiada Universidade de Oslo, que tem duração de dois anos e é totalmente gratuito.
    No entanto, é bom lembrar que Noruega é um dos países mais caros do mundo e, embora as universidades sejam gratuitas, o custo de vida é altíssimo. Além disso, o clima do país, extremamente gelado, pode ser bastante difícil para os brasileiros. Os universitários não europeus podem trabalhar 20 horas por semana.

    Eslovênia com preços excelentes

    A Eslovênia faz fronteira com a Itália e com a Croácia, e oferece cerca de 150 programas totalmente em inglês e a preços acessíveis. O mestrado de Justiça Criminal e Segurança, oferecido pela Universidade de Maribor, por exemplo, custa 2.300 euros por ano, independentemente da nacionalidade do estudante. O programa dura dois anos e é em inglês. Está em dúvida se vale a pena estudar na Eslovênia?
    Vista Frontal da Universidade de Maribor
    Vista Frontal da Universidade de Maribor

    Quer saber qual é o melhor momento para estudar fora?
    Artigo escrito por Por Carolina Campos e Vivian Carrer Elias

    Dica do Estudar Fora:
    Autoconhecimento é fundamental para você embasar as suas decisões de vida e carreira. É através dele que você vai responder dúvidas que podem estar na sua cabeça, como: “Será que é o momento de estudar fora?”, “Qual curso faz mais sentido pra mim?”, “Qual país e universidade vai ser melhor para a minha trajetória?”. Foi pensando neste seu momento que a Fundação Estudar criou o Autoconhecimento Na Prática, um curso de três dias que vai ajudá-lo a desvendar o seu verdadeiro Eu e a guiar com mais segurança suas escolhas profissionais e de vida

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO