Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Dicas para quem trabalha no horário da madrugada


RIO - Foi escalado para trabalhar de madrugada temporariamente? Ou vai aceitar um trabalho com horário alternativo, como de meia-noite às 7h? Precisa dar plantões esporádicos ou semanais no turno da madrugada? Em qualquer que seja a situação, a mudança de horário de trabalho não é fácil, afinal, o relógio biológico da maioria das pessoas está ajustado para funcionar durante o dia. Mas, caso não dê para fugir da madruga, o melhor a fazer é tentar se adaptar. Veja abaixo algumas dicas:

— Adaptação: “Será necessário modificar o ritmo de vida efetivamente, criar um ambiente de noite e sono após o período de trabalho. Ao chegar em casa, procurar desacelerar o ritmo através de um bom banho morno, um quarto escuro e silencioso, uma refeição leve e uma leitura tranquila antes de dormir”, recomenda o cardiologista Antonio Carlos Till, diretor-médico do Vita Check-Up Center.
— Sono: Uma cortina com blackout para deixar o quarto escuro, o ar-condicionado ou ventilador ligados para deixar o ambiente mais fresco e o mínimo de barulho possível é o recomendado, para simular um ambiente de sono noturno. Há profissionais que ainda preferem dormir um pouco antes de sair para trabalhar.
— Alimentação: Especialistas recomendam fazer refeições a cada três horas. “Que a sua primeira refeição ao acordar tenha bastante nutrientes — frutas, cereais integrais e alimentos com boas gorduras, como abacate, castanhas etc.”, sugere Amanda Buonavoglia, especialista em nutrição do Personare. Beber bastante água também é importante: “A água deixa o metabolismo ativo e as sinapses mais poderosas, ajudando o corpo a lidar melhor com o sono”, explica Amanda.
— Café: “Bebidas estimulantes e energéticas, como as que contêm cafeína, ajudam a nos manter despertos, mas deve-se ter cuidado para não exagerar. Por vezes, as pessoas ingerem tanto café ou outras bebidas estimulantes que, mesmo supercansadas fisicamente, não conseguem desacelerar o suficiente para conseguir dormir quando se torna possível”, afirma Till.

— Observação: Algumas pessoas respondem positivamente a essa mudança e se adaptam bem, enquanto outras não. “Através da auto-observação, a pessoa pode perceber como está reagindo, podendo criar novas soluções, conversar com sua equipe, tentar readequar rotinas, buscar novas alternativas ou mesmo mudando o caminho profissional, se for o caso. Precisamos estar inteiros e saudáveis em nosso trabalho para sermos produtivos. Isso inclui conhecer nosso ritmo biológico, nossos talentos e as habilidades que também podemos desenvolver”, afirma Juliana Garcia, especialista do Personare em desenvolvimento pessoal e profissional. “Existem pessoas que não conseguem se adaptar. Isso precisa ser reconhecido e efetivamente deve haver a mudança de horário. A insistência pode acarretar no surgimento de doenças e risco para as atividades profissionais”, diz Antonio Carlos Till.
— Acompanhamento: É importante que a empresa faça os funcionários que trabalhem de madrugada também se sentirem parte da organização. Há projetos nesse sentido, como o RH na Madrugada, implantado pelos shoppings da rede Ancar Ivanhoe há dois anos. “O objetivo é levar a informação para o turno da madrugada, dar notícias sobre informações estratégicas do shopping (planejamento estratégico, metas do shopping, inspeções de qualidade, ações de marketing), além de assuntos do dia a dia e programas de RH. Após a reunião temos um jantar de integração”, explica Mariana Vasquez, gestora de RH do Botafogo Praia Shopping.
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO