Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Como arrumar o quarto para ter uma ótima noite de sono

Uma boa noite de sono interfere diretamente no seu dia, não é mesmo? Para ter um descanso adequado, muitas pessoas levam em consideração apenas o total de horas que passaram dormindo, deixando de lado outros fatores. Todo o ambiente do quarto interfere diretamente na qualidade do sono e, por isso, é preciso ter atenção aos detalhes. A Fast Company listou os cuidados que devem ser tomados para criar um espaço ideal, levando em conta quatro dos seus cinco sentidos.
Visão
A luz é um elemento importante que interfere diretamente na sua capacidade de dormir bem. Existem frequências de luz específicas (conhecidas como "luz azul") que, quando expostas ao olho, fazem com que as células do fotopigmento melanopsina sinalizem para o cérebro "desligar" a melatonina, substância que informa ao seu corpo que é o momento de dormir. Por isso, aparelhos eletrônicos e lâmpadas de mesas de cabeceira não são recomendados, já que emitem esse tipo de luz.
Para eliminar a "luz azul" do ambiente, existem alguns truques: usar cortinas que bloqueiam a luminosidade das janelas, lâmpadas ou óculos com filtros especiais e máscaras de dormir. E, caso você acorde durante a noite, a dica é não acender o abajur ou as luzes do teto, mas sim utilizar uma luz noturna suave.
Audição
Estudiosos da área acreditaram por muito tempo que o ruído era o principal inimigo de uma noite de sono adequada. No entanto, descobertas mais recentes mostram que os sons atrapalham mais durante a noite do que no momento em que você está quase pegando no sono. Utilizar um som ambiente relaxante, como ruídos do oceano ou músicas instrumentais, pode ajudar você a adormecer, caso essa seja a sua dificuldade. Para mascarar eventuais ruídos que te atrapalham na madrugada, uma solução eficaz é recorrer aos tampões de ouvido — há opções que bloqueiam níveis de ruído específicos e permitem que você ainda escute alarmes importantes como os de incêndio, por exemplo.
Tato
Pijamas e roupas de cama não devem ser apenas bonitos. Todo tipo de material que entra em contato com a sua pele tem um efeito significativo sobre a experiência de sono. A temperatura é o fator mais relevante, e não a textura, como pode parecer num primeiro momento. O ritmo do sono segue o ritmo da temperatura corporal: quanto mais quente você está, mais alerta ficará durante a noite. Temperaturas mais baixas, portanto, contribuem para te deixar mais sonolento. Fibras naturais, como lã, algodão, linho e seda, são ótimas opções para uma noite de sono tranquila, mas é preciso ficar atento a casos de alergia.
Manter as roupas de cama limpas, com lavagens semanais, também ajuda a manter o ambiente fresco. Preste atenção ao tamanho dos lençóis: se eles foram muito grandes ou desproporcionais, podem contribuir para aumentar a sua temperatura corporal.
Olfato
Essa é, provavelmente, a última coisa que as pessoas pensam quando o assunto é qualidade do sono. No entanto, o olfato é um dos sentidos mais poderosos e pode influenciar diretamente no seu horário de descanso. Muitos aromas estimulam um estado de alerta, enquanto outros são calmantes. Lavanda e ylang-ylang são duas essências indicadas pela aromaterapia para incentivar o relaxamento. Você pode espalhar os óleos essenciais com um difusor ou um pulverizador por todo o quarto — só não utilize velas para essa tarefa.
Em noites de clima agradável, você pode abrir a janela para melhorar a circulação do ar no ambiente. Umidificadores e desumidificadores também podem ser utilizados para deixar o quarto mais confortável, de acordo com o nível de umidade do ambiente, além de filtros de ar para remover possíveis alérgenos.
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO