SAIBA O QUE ESTAVA NA MODA NA DÉCADA DO SEU NASCIMENTO

Via: Fatos Desconhecidos 

POR MATEUS GRAFF    EM HISTÓRIA       08/05/18 às 18h24



Todo mundo gosta de estar da moda e ter um estilo, para alguns isso é algo muito importante. O curioso é ver como as coisas mudaram com o tempo, na diferença em como sua avó se vestia para ir as festas e como os jovens se vestem para ir as festas de hoje. Quase tudo mudou, tantos nos costumes quanto no jeito de se vestir, é claro.
Mas vem cá, você tem ideia de como as pessoas se vestiam na época que você nasceu? Qual corte de cabelo elas usavam? Bom, nós fizemos uma pesquisas e trouxemos para os nossos leitores um pouco do que era a moda antes. Está preparado para saber como seus pais se vestiam quando você veio ao mundo? Confira:

Moda Anos 60 foi marcada por rebeldia, liberdade e novos conceitos
A década de 1950 foi marcada pelo romantismo, glamour e feminilidade, além de um toque de ousadia costurado em forma de calças femininas e outros elementos, anunciando o que viria pela frente: a moda anos 60.
O final dos anos 50 trouxe o clima ideal para uma época de grandes transformações na forma de agir, influenciadas pela euforia consumista surgida nos anos pós-guerra nos Estados Unidos.Aquela imagem do jovem de topete, jeans e blusão de couro, que começou na moda anos 50, ficou mais forte. A saia rodada perdia cada vez mais espaço para a calça cigarrete, como um grito feminino pela liberdade.
A moda anos 60 chega para balançar as estruturas, e os quadris, ao som do rock and roll contagiante de artistas como Elvis Presley.
Assim, surgiram vestidos com total liberdade de movimentos, soltos, sem aquela proposta de modelar a cintura e ser justo ao corpo, como na moda anos 50. Em vez da feminilidade extrema e do glamour, a ordem era o conforto, com um ar unissex.


Anos 70
Nessa época, caros amigos, muita coisa estava mudando pelo fato da moda primar pela democracia. A calça jeans era indispensável no armário de todo mundo. As mulheres nessa época estavam começando a usar camisetas, algo que antes era usado apenas pelos homens.
Já os cortes de cabelo ainda tinham muita influência dos anos 60. Cabelos curtos, pontas variadas e ondas com bastante volume. Porém, já era observado algumas mudanças, como franjas, madeixas em camadas e as influências hippies.

Anos 80

A década de 1980 foi a época das calças jeans, sandálias romanas e as primeiras calças envelhecidas.  Mas não só isso, no começo dos anos 80, a moda tinha muitas cores, glitter e até ombreiras. Os cabelos tinham muito volume e cachos eram incríveis. Ah, não podemos deixar de citar que foi nessa década que as pessoas começaram a usar os famosos mullets (o famoso corte Chitãozinho e Xororó).

Anos 90

Nos anos 90 o estilo punk influenciou boa parte do mundo com leggins, cachos loiros, casacos e roupas de couro. Nessa época os mullets ainda estava firmes e fortes, mas outros cortes de cabelo entraram na moda. Os espetados com gel, franjas lisas em cabelos cacheados e franjas fininhas eram muito usados. Ah, os rabos de cabelo altos ficaram muito populares do meio pro final dos anos 90.

Anos 2000 a 2005

De 2000 a 2005 a moda mudou bastante. O estilo unissex entrou na moda e as pessoas passaram a se vestir de uma maneira mais ousada e da maneira mais livre possível. Os cabelos bagunçados tiveram uma disputa acirrada com os cabelos ondulados e cacheados com franja lisa. As mechas também marcaram a época.

2006 até 2016

A moda passou a mudar rapidamente desde 2006, mas ficou mais simples. A magreza excessiva virou um padrão de beleza e os jeans estavam no armário de todo mundo. Foi nessa época que começou o império dos cabelos lisos. As franjas passaram de curtas para maiores e laterais e o rabo de cabelo com fios soltos e coque desarrumado se tornaram comuns. A progressiva fez muito sucesso devido ao uso dos cabelos lisos.

2016 para 2018

De 2016 para 2018 podemos dizer que o jeito de se vestir não mudou muito, concordam? Porém, os cortes de cabelo é que tiveram uma grande diferença. Nesse tempo, as mulheres passaram a assumir suas madeixas naturais. Garotas que antes faziam progressiva para ficar com o cabelo liso, hoje estão deixando o cabelo crespo reinar. O que vale é se vestir do jeito que você gosta e do jeito que se sentir bem.
Mas e aí, gostou da maneira como as pessoas se vestiam na época que você nasceu? Comente!