Type Here to Get Search Results !

ANUNCIO

Novo imposto do governo estuda cobrar taxas de Uber e Netflix

olhardigital.com.br

A criação de um imposto sobre a movimentação financeira permitiria cobrar taxas de serviços como Uber e Netflix. Foi isso o que disse o ministro da economia Paulo Guedes na quinta-feira (5), afirmando também que a discussão sobre uma nova taxa similar à antiga CPMF precisa ser feita pelo país.
Veja também: Governo anuncia privatização dos CorreiosBolsonaro reduz impostos sobre videogamesZona Franca de Manaus reclama de projeto que reduz impostos sobre games

Para Guedes, os encargos trabalhistas devem ser diminuídos, porém um novo imposto deverá ser criado como compensação. Assim, o ministro defende que uma nova taxa nos moldes da CPMF seja criada, o que representaria seria uma maneira de taxar transações financeiras relacionadas a algumas empresas como Netflix e Uber.
O ministro falou sobre o assunto durante uma palestra que fez para empresários em Fortaleza. Essa foi sua primeira visita ao Nordeste desde que assumiu a pasta, em janeiro. O novo imposto, que ainda não tem nome, entraria na reforma tributária que será enviada ao Congresso.
"O que você prefere? Bota 0,2% aí, o FHC criou [a CPMF], arrecadou tão bem. O padre pagou, o traficante pagou, porque almoçou ta lá cobrando. Então vamos ter que escolher, cair o encargo trabalhista de 20% para 10%, 15%, com o imposto sobre movimentação junto", declarou Guedes.
"Vamos dar essa escolha para a sociedade. Como pego Netflix e Uber? Podemos arrecadar R$ 100 bilhões, R$ 150 bilhões e podemos criar também 5 milhões de empregos com a diminuição do encargo trabalhista."
A criação dessa nova tributação e a diminuição dos impostos trabalhistas pode fazer com que o Brasil cresça nos próximos anos. Segundo o IBGE, o país cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2019. A projeção inicial era de que o crescimento poderia chegar a 2,5%, o que não deve ser atingido.
Tags

ANUNCIO

ANUNCIO

ANUNCIO